Connect with us

Nossa Cidade

Profissionais da Rede Mário Gatti recebem capacitação na prevenção de tromboembolismo

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar vai capacitar, na segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de outubro, os profissionais das unidades de pronto atendimento (UPAs), do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e Hospital Ouro Verde, para atuarem na prevenção do tromboembolismo venoso (TEV), doença que se caracteriza pela formação de coágulo dentro de uma veia profunda.

A campanha visa atualizar as equipes no protocolo de prevenção do tromboembolismo, implantado no ano passado na Rede e que consiste na aplicação das escalas de avaliação de risco para pacientes clínicos e cirúrgicos, e as indicações das medidas de prevenção medicamentosa e mecânica.

Entre os fatores de risco estão restrição de mobilidade, infecção ativa, insuficiência cardíaca congestiva, doença renal crônica, diabetes mellitus descompensado, trauma recente, tabagismo, câncer ativo e TEV prévio. São elegíveis para o tratamento, pacientes com mais de 16 anos, internados em enfermarias, UTI, pronto-socorro e no centro cirúrgico dos hospitais. Nas UPAs, o protocolo é utilizado em pacientes clínicos.

A responsabilidade pela classificação de risco é do médico nos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e, nas UPAS, dos médicos e enfermeiros. Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas também são responsáveis pela prevenção e tratamento do TEV.

As quatro unidades de pronto atendimento passaram, há um ano, a utilizar as heparinas de baixo peso molecular (HBPM), um anticoagulante, para prevenir tromboembolismo em pacientes que estão na unidade, enquanto aguardam internação em hospital.

Coágulo

O tromboembolismo se caracteriza pela formação de um coágulo sanguíneo dentro de uma veia profunda, o que impede a circulação do sangue. Isso pode levar à trombose venosa profunda (TVP), quando o coágulo se forma em uma veia, geralmente na perna, coxas e próximo ao quadril. Os sintomas são dor e presença de edema.

Quando o coágulo se desprende da veia e atinge os pulmões, ocorre o tromboembolismo pulmonar (TEP) – ele bloqueia a passagem do sangue e dificulta a respiração.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com