Connect with us

Nossa Cidade

Profissionais da Rede Mário Gatti terão acolhimento psicológico

Os profissionais da Rede Mário Gatti passarão a ter acolhimento psicológico para enfrentar seus medos, tristezas e ansiedades durante o trabalho diário do enfrentamento da Covid-19. Dez psicólogos voluntários foram selecionados, em chamamento público realizado pela área de Humanização da Rede, para atuar no projeto Acolhimento Psicológico ao Trabalhador.

“Não se trata de terapia. O acolhimento é um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no momento de sua urgência, compreende seu sofrimento e a ajuda a lidar com seus recursos e limites. Acolher significa receber as pessoas que procuram o serviço com disponibilidade para escutar e promover condições para que seu sofrimento possa ser expresso”, afirma a coordenadora de Humanização da Rede Mário Gatti, Lucimeire Graziela Martini.

Os psicólogos foram selecionados nesta quinta-feira, dia 26 de agosto, e haverá um período para a apresentação de documentos, capacitação dos voluntários, divulgação do projeto junto aos profissionais da Rede e abertura do agendamento de atendimento. Lucimeire estima que o trabalho terá início na segunda quinzena de setembro. O início será no Hospital Mário Gatti e depois o acolhimento se estenderá para toda a Rede.

Todos os profissionais poderão participar do projeto, independentemente da sua função ou vínculo com o Hospital Mario Gatti, incluindo servidores, contratados, residentes e estagiários, e outros.

“Em tempos de pandemia, o estresse e o medo estão assolando a vida das pessoas em todo o mundo e os profissionais de saúde são os mais afetados. Com as incertezas no cenário atual, as mudanças de humor, os sentimentos de tristeza, ansiedade, desesperança estão afetando os profissionais na sua saúde espiritual, psicológica e física, causando desequilíbrio na vida pessoal e profissional”, afirma a coordenadora.

Segundo ela, neste momento, é imprescindível o atendimento psicológicos aos profissionais da linha de frente, porque mesmo que tenham uma rede de apoio fortalecida, como família, amigos, religião, crença, fé, pode chegar um momento em que precisem de um acompanhamento em função da exaustão mental causada pelo medo de contrair, transmitir e morrer de Covid-19.

Além da escuta qualificada, os psicólogos poderão encaminhar o profissional para acompanhamento médico, se for necessário.

Sair da versão mobile