Nossa Cidade
Profissionais envolvidos com pontos de distribuição do Vivaleite participam de capacitação online
O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Prefeitura de Campinas realizou na quinta-feira, 18 de abril, a 4ª capacitação para os pontos de distribuição de leite do Projeto Estadual Vivaleite. Os objetivos são orientar os pontos sobre os processos e fluxos administrativos da entrega do benefício, aproximar as equipes dos pontos com a equipe que realiza a gestão do programa, conhecer realidades e dificuldades, sanar dúvidas e acolher sugestões.
“A capacitação é fundamental, pois garante que todos os envolvidos estejam alinhados com os processos administrativos e técnicos necessários para a execução eficiente do programa. Isso não só aumenta a eficácia do projeto, mas também assegura que as vulnerabilidades alimentares não passem despercebidas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Atualmente, Campinas conta com 51 pontos de distribuição de leite. São órgãos públicos e/ou entidades da rede socioassistencial. O Vivaleite é um projeto social, da Secretaria do Desenvolvimento Social do Governo de São Paulo que funciona desde 1999 e opera em Campinas com a cota máxima estabelecida, hoje beneficiando 2.785 famílias com 15 litros de leite por mês, que soma mensalmente a distribuição de 41.775 litros de leite. O leite é fluído, pasteurizado, com teor mínimo de gordura 3%, enriquecido com ferro e vitaminas A e D.
O público atendido pelo programa são crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses de idade, que pertençam a famílias com renda per capita de 1/2 de salário mínimo. O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional é o setor responsável pelo mapeamento, organização e orientação dos pontos de distribuição, abertura de novos pontos, cadastro das crianças, manutenção dos dados cadastrais e a prestação de contas do projeto.