Nossa Cidade
Programa campineiro Vibe realiza formatura de mais 27 jovens aprendizes
Emoção, aplausos, euforia, risos e algumas lágrimas marcaram a formatura de mais 27 jovens aprendizes do programa Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional). O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 6 de julho, no Salão Vermelho.
“Até aqui vocês caminharam, agora vocês vão voar porque já têm o conhecimento e as ferramentas para isso”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira. “Tenham paciência, constância, persistência, perseverança para não desistirem e terem novas perspectivas”, aconselhou.
O Vibe foi criado no ano passado e tem como objetivos estimular o desenvolvimento dos jovens aprendizes e contribuir para a formação profissional e acesso ao mercado de trabalho.
A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, também participou da cerimônia para se despedir de duas patrulheiras que estavam entre as formandas. “Eu vim para me despedir da Ester e da Isa que estiveram conosco todo esse período, fazendo um trabalho de excelência e se dedicando muito”, disse. “Vocês todos têm um futuro brilhante pela frente. Aproveitem as oportunidades que surgirem”.
Representando o Banco Alfa, parceiro do Vibe, Cleonice Guedes também falou sobre a importância de programas como este na formação dos jovens. “Parabéns a todos. Esse primeiro ciclo de vocês está se encerrando e novas portas vão se abrir a partir de agora”, disse.
Os números do Vibe em 2022 são muito positivos. Foram 139 formandos, seis palestras exclusivas para os jovens promovidas pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), 13 rodas de bate-papo, três mediações de conflitos, cinco atendimentos familiares, sete redirecionamentos e nove parceiros do programa.
Participação
Amilcar José Quintino compareceu para prestigiar a formatura da filha Emilly Quintino. Sentado ao lado da filha, ele acompanhou todo o evento emocionado. “A passagem pelo Vibe foi muito importante para ela e tenho certeza que abrirá portas e vai ajudá-la muito nas situações que ela vai viver daqui para frente”, disse.
Emilly estava feliz com a presença do pai. “Foi muito especial meu pai participar. É importante ter alguém da família aqui”, disse.
A jovem Isabeli Miranda era patrulheira da Coordenadoria de Benefícios, onde nasceu o Vibe. “Quando entrei o programa ainda não existia e agora ele está crescendo com todas as rodas e projetos, o que é incrível. Eu acredito que o Vibe vai continuar me ajudando bastante com os cursos e encaminhamentos”.
Uma das homenageadas pela secretária de Assistência Social, Isabela Rodrigues tem o sonho de ser médica e também acredita que a experiência no Vibe e o acompanhamento pelos próximos 12 meses vai ajudá-la muito. “Foi uma experiência maravilhosa. Tive pessoas incríveis me ajudando, me ensinando, me apoiando e poder contar com eles por mais um ano é muito importante”.
Vibe
O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos e permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.