Nossa Cidade
Programa Centro Mais Seguro: 2.437 ocorrências em quase dois meses
Quase dois meses após a implantação do programa Centro Mais Seguro, a Guarda Municipal atendeu 2.437 ocorrências na região central. Em todo o período, 42 pessoas foram presas. As ações resultaram ainda na apreensão de 1,701 quilo de entorpecentes, R$ 3.378,02 em dinheiro, 383 quilos de fiação de cobre sem procedência e duas armas de fogo. Seis veículos irregulares foram recolhidos e encaminhados ao pátio da Emdec e seis veículos que eram produto de roubo ou de furto foram recuperados. O balanço é referente ao período entre 23 de outubro, quando começaram as ações, até ontem, dia 17 de dezembro.
As ações do programa têm como objetivo proporcionar sensação de segurança à população, combater atividades criminosas, como o tráfico de drogas, e coibir furtos e roubos.
O programa Centro Mais Seguro conta com patrulhamento a pé e viaturas motorizadas quatro rodas, que fazem a ronda por toda a região central da cidade, principalmente em áreas e horários com maior aglomeração de pessoas.
Operação Natal
Além do programa Centro Mais Seguro, a Guarda Municipal deflagrou a Operação Natal Seguro, com a intensificação de patrulhamento que acompanha os horários estendidos de abertura do comércio no Centro e no entorno dos shoppings durante as compras de Natal com o objetivo de proporcionar segurança para consumidores, lojistas e para a população que vai até o Centro para fazer compras para as festas de final de ano.
A ação vai até o dia 24 de dezembro, consiste na intensificação do patrulhamento em locais com maior movimentação de pessoas, como, por exemplo, no entorno das ruas comerciais do Centro, terminais e pontos de ônibus.
A operação Natal também se estende aos bairros, com o emprego operacional dos agentes de segurança pública e viaturas na segurança dos eventos que estão no calendário oficial da programação de Natal da Prefeitura de Campinas.
A atividade contará com o emprego de guardas municipais no patrulhamento a pé, guarnições motorizadas com veículos quatro rodas, equipes de patrulhamento com motos, do Grupo de Ações Especiais e Canil.