Connect with us

Nossa Cidade

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional chega ao Paço Municipal

Os servidores municipais que estão lotados no Paço Municipal farão o exame periódico no próprio prédio. A ação faz parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS).

O Paço Municipal é o prédio com o maior número de funcionários. São cerca de 1,8 mil servidores lotados no local, sem contar os prestadores de serviço.

“Este projeto foi iniciado no primeiro semestre com foco na Saúde e na Educação. Agora, a ação chegou ao Paço, onde concentramos o maior número de servidores”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento do Servidor, Eliane Jocelaine Pereira, enquanto fazia o seu exame.

Realizar o exame periódico no próprio local de trabalho deve diminuir o índice de absenteísmo, que hoje é alto, já que é muito mais prático para o servidor que não precisa se deslocar e para a equipe do DPSS, que consegue cumprir a agenda sem ausências.

O exame periódico, além de ser uma exigência da Norma Regulamentadora 7, também é importante porque visa a avaliação e a proteção da saúde dos trabalhadores.

“Nós também vamos analisar outros processos de saúde ocupacional, como os casos de servidores afastados ou readaptados ou com restrição. O objetivo é manter atualizados os exames ocupacionais”, explicou Gustavo de Freitas Correa, diretor do DPSS.

De modo geral, os exames periódicos para servidores da área administrativa e com menos de 45 anos têm validade de 2 anos; para os demais, o prazo é de 1 ano.

Sair da versão mobile