Nossa Cidade
Programa de Gestão de Talentos é apresentado no Salão Vermelho
Durante a reunião no Salão Vermelho, nesta quinta-feira, 21 de dezembro, promovida pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, um dos programas apresentados foi o de Gestão de Talentos, lançado nesta semana. O decreto que institui a ação foi publicado no Diário Oficial do dia 20 deste mês (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).
O Gestão de Talentos tem como proposta promover o desenvolvimento e motivação do servidor, qualificar os gestores públicos e dar mais flexibilidade na mudança de centros de custo ou ainda na contribuição em projetos de áreas diferentes de seu cargo de origem.
A apresentação foi feita pelas servidoras da Coordenadoria de Concursos, Recrutamento e Seleção Juliana Miorin e Maria Izabel Vasco de Toledo. “Este é um programa inovador, que nós esperamos que tenha ampla adesão dos servidores. Com ele estamos pensando em uma gestão de carreira, mas também na saúde e no desenvolvimento pessoal e profissional de quem atua na Prefeitura”, disse Juliana.
O Programa Gestão de Talentos vai funcionar em quatro eixos de atuação: permuta, remanejamento, talentos em ação e seleção de gestores públicos e quem tiver alguma dúvida sobre o programa pode encaminhar o questionamento para rh.talentos@campinas.sp.gov.br .
A previsão é que a permuta comece a valer em até 180 dias da publicação do decreto. Para auxiliar os servidores e gestores, a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas vai elaborar um manual, com instruções sobre a participação.
“O programa também objetiva elevar a qualidade do serviço público para a população, adequando o perfil de cada servidor à vaga que ele ocupa”, explicou Izabel.
Ela lembra, também, que para aderir ao programa, os servidores tem que respeitar alguns critérios como estar com o cadastro funcional em dia, não pode ter faltado ao exame médico periódico e tem que ter feito cursos.
Eixos do programa
“Este é um programa inovador e muito esperado na gestão pública. Quando damos mais flexibilidade na mudança de lotação e permitimos que os servidores possam contribuir com projetos de áreas diferentes da sua atuação, todos ganham”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
Na Permuta, os servidores interessados em trocar de lotação, poderão se inscrever e, quando o sistema identificar escolhas mútuas para troca, de cargos equivalentes, poderão ser realizadas entrevistas; já no Remanejamento, a mudança de lotação será a partir da iniciativa e necessidade da Administração Municipal.
Dentro do item Talentos em Ação, os servidores poderão atuar em projetos de áreas diferentes das suas, sem mudança de centro de custos. Por fim, os servidores interessados em ocupar cargos de gestão poderão se inscrever no programa, e os selecionados passarão por análise de currículo, comprovação de cursos, entrevista, dentre outros requisitos.