Connect with us

Nossa Cidade

Programa de Imunização de Campinas recebe menção honrosa em congresso estadual paulista

O Programa de Imunização de Campinas recebeu menção honrosa durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em Santos, litoral paulista, na semana passada. O trabalho homenageado pelo 13º Prêmio David Capistrano da 20ª Mostra de Experiência Exitosas dos Municípios foi a “Intersetorialidade como estratégia para resgatar altas taxas de cobertura vacinal em Campinas”.

A autoria é da coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, da coordenadora da Central de Vacinas, Cíntia Bastos, e da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daiane Morato, todas sob orientação da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben. A entrega da menção foi feita pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems/SP).

O que é o trabalho?

O trabalho “Intersetorialidade como estratégia para resgatar altas taxas de cobertura vacinal em Campinas” se refere às ações adotadas pelo Programa de Imunização para aumentar indicadores de imunização na cidade. Entre elas está a parceria com a Secretaria Municipal de Educação na elaboração de ferramenta padronizada e sistematizada que identifica nominalmente crianças matriculadas na rede municipal de educação infantil com esquema de vacinação desatualizado, facilitando a busca ativa e potencializando o trabalho das equipes de saúde.

Ações

Neste momento, além de atuar para oferta de doses de rotina, o Programa de Imunização atua em três frentes para imunizar a população:

  • campanha de vacinação contra gripe, neste momento direcionada para grupos prioritários 
  • campanha de vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
  • parceria com a Unicamp para realizar a busca ativa de 35 mil crianças na faixa etária de 0 até 5 anos que estão com o esquema vacinal desatualizado

Como receber vacinas?

As vacinas de rotina, contra gripe e contra a dengue estão disponíveis nos 68 centros de saúde de Campinas. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, estão na página: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/unidades-de-saude.

É preciso agendamento?

Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe.

O que levar?

A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto. Além disso, é recomendado levar a caderneta de vacinação, se tiver.

Saiba mais

Informações atualizadas sobre vacinação em Campinas estão disponíveis no site: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/vacina/inicio

Sair da versão mobile