Connect with us

Nossa Cidade

Programa de Residência forma 58 em Saúde da Família e em Atenção Primária

O prefeito Dário Saadi participou da solenidade de formatura da Residência em Saúde da Família e Comunidade e da Residência Multidisciplinar na Atenção Primária à Saúde de Campinas, na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, no auditório da IMA, na Ponte Preta.

Médico formado pela PUC-Campinas, o prefeito Dário Saadi lembrou de quando instituiu a residência no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, na época em era o presidente da unidade, em 1993. “Esta formatura é motivo de muitas alegrias. A saúde pública é uma obra sempre em construção e é assim que tem de ser. Por isso temos de aprimorar cada vez mais. Estamos entregando o certificado a esses profissionais, que serão técnicos melhores e, principalmente, pessoas melhores do que eram há dois anos”, disse o prefeito.

Foram 58 residentes formandos, sendo 33 médicos e 25 profissionais de outras áreas de saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas, dos programas Mais Médicos Campineiro, da Prefeitura, e dos programas de residência da Unicamp, da PUC-Campinas e da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Os médicos fizeram residência médica e receberam o título de Residência em Saúde da Família e Comunidade e os outros profissionais da saúde receberam o título de Residência Multidisciplinar na Atenção Primária à Saúde. Foram dois anos de formação, de março de 2020 a fevereiro de 2022.

“Capacitar as pessoas é das missões mais difíceis. Este aprendizado será levado pelo resto da vida. Que vocês sejam muito felizes nos novos horizontes”, disse o secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, ao cumprimentar os formandos.

O presidente da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, Sérgio Bisogni, parabenizou a todos pela formação, principalmente por ser no período difícil destes dois anos, e destacou a importância dos residentes nas unidades da Rede Mário Gatti.

Ex-secretário de Saúde de Campinas e professor da Unicamp, Carmino de Souza, prestigiou a cerimônia, e lembrou com entusiasmo da criação do programa Mais Médicos Campineiro, em 2019, e da parceria com as universidades de Campinas, na época em que estava na Administração Municipal.

Houve entrega simbólica de certificado para um residente do programa Mais Médicos Campineiro (PMMC), Caio de Souza Andrade, e para um da residência multiprofissional, a enfermeira Samia da Silva Carvalho.

Também participaram a secretária-adjunta de Saúde, Deise Hadich; o presidente da IMA, Elias Tavares; os vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Zé Carlos, Carlinhos Camelô, Permínio Monteiro, Felipe Marchesi e Arnaldo Salvetti; e os coordenadores dos programas de Residência da PUC-Campinas, Júlio César Ronconi; da Unicamp, Rubens Bedrikow; da São Leopoldo Mandic, Giuliano Dimarzio; e do Mais Médicos Campineiro, da Prefeitura, Carlos Eduardo Abrahão; e a coordenadora do programa Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Bárbara Ramos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com