Connect with us

Nossa Cidade

Programa inovador de redução da diabetes será ampliado para metade de Campinas

As ações do programa inovador “Cities Changing Diabetes: Passos para uma Vida Melhor”, voltado à prevenção da obesidade e redução da incidência de diabetes, serão ampliadas de cinco para 36 áreas de Campinas, o que permite inclusão de 610 mil habitantes em metade da cidade. A iniciativa é global e os próximos passos foram discutidos durante uma reunião na Dinamarca sobre a parceria do município com o governo local, incluindo participação da farmacêutica Novo Nordisk, organizadora do evento para troca de experiências entre países.
 
"Discutimos questões relacionadas à equidade em saúde e as estratégias da Novo Nordisk para abordar esses desafios em escala global. Apresentamos o progresso do projeto em nosso município, abordando os ciclos 1 e 2", falou o prefeito, Dário Saadi.
 
Campinas é a única cidade do país e uma das 47 do mundo que aderiu à iniciativa global. 
O encontro ocorreu em Copenhague na sexta-feira, 23 de fevereiro, e Dário já reassumiu a Prefeitura nesta segunda-feira, 26 de fevereiro. A viagem não teve custos para a Administração, uma vez que ela foi a convite e custeada pelo governo da Dinamarca. 
 
 
Primeiro ciclo do programa
 
O primeiro ciclo, realizado de abril a agosto de 2023, ocorreu após Campinas aderir ao "Cidades Mudando a Diabetes". O objetivo foi implementar intervenções para reduzir a obesidade e, consequentemente, diminuir a incidência da diabetes tipo 2 a longo prazo. O programa tem como propósito promover autocuidado, saúde e bem-estar para a população.
 
Os bairros contemplados foram São Marcos, Conceição, Itajaí, DIC VI e Nova América. Naquele período foram realizadas ações piloto e sustentáveis, divididas em duas etapas:
 
 
Formação para servidores
 
– 4 encontros, totalizando 12 horas
– participação de 79 profissionais
– capacitação das equipes com conteúdo on-line e ferramentas de planejamento
 
 
Ações para a população
 
– 15 ações interdisciplinares, com envolvimento de várias secretarias municipais
– 941 participantes
– 73% das ações foram realizadas em escolas
– mais da metade com medição de dados da saúde
– impacto para 2021 pessoas
 
 
O que vem pela frente?
 
As intervenções para autocuidado e prevenção da diabetes serão estendidas de cinco para 36 territórios de Campinas neste ano, com foco nas áreas mais vulneráveis. 
 
Além de desenvolver novas estratégias, o plano prevê a criação e monitoramento de indicadores para atingir os objetivos definidos desde o primeiro ciclo. Isso inclui a capacitação de mais profissionais para alcançar metade da população da cidade.
 
No segundo ciclo, o objetivo da Prefeitura é fazer com que as medidas sejam sustentáveis e se incorporem nas ofertas das unidades de saúde e não sejam apenas ofertas pontuais.
 
A partir de março, Campinas deve dar início à formação dos profissionais, com foco em autocuidado em promoção da saúde. Já de abril a outubro as ações planejadas pelas equipes serão aplicadas diretamente para a população.
 
 
Os bairros contemplados nas próximas ações são: 
 
Norte: Aurélia, Cássio, Barão Geraldo, Santa Bárbara e São Marcos
 
Noroeste: Rossin, Bassoli, Lisa, Ipaussurama, Vicente Pisani e Itajaí
 
Leste: 31 de Março, Carlos Gomes, Centro, Costa e Silva, e Conceição
 
Sudoeste: Capivari, Tancredo, DIC I, São Cristóvão, Vila União e DIC VI
 
Sul: San Diego, Carvalho de Moura, Oziel, Figueira, Santos Dumont, Joaquim Egídio, São Bernardo, Orozimbo Maia, Esmeraldina, São Vicente, Ipê e Nova América.
Sair da versão mobile