Nossa Cidade
Programa Lidera inicia mais duas turmas de mentoria para lideranças públicas
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas iniciou, nesta semana, mais duas turmas do Lidera – Programa de Mentorias em Lideranças Públicas. No primeiro encontro, houve uma dinâmica em que os participantes compartilharam relatos de situações que viveram com chefias ou como gestores.
Serão 10 encontros, na Escola de Governo, sendo a turma 3 às segundas-feiras, das 9h às 12h; e a turma 4 às terças-feiras, no mesmo horário.
O Lidera foi desenvolvido em três temas: – autoliderança (metas pessoais, valores pessoais e profissionais, autoconhecimento e equilíbrio emocional); – gestão de equipes (comunicação com a equipe, feedback, análise de perfil comportamental da equipe e gestão de conflitos); e ferramentas de gestão (gestão do tempo, ferramentas de diagnóstico e análise de cenários, planejamento estratégico e análise de processos).
“Tivemos uma avaliação muito positiva das duas primeiras turmas e os servidores continuam pedindo novas vagas. É uma ação importante e inédita na Prefeitura, que visa melhorar a gestão de pessoas e o atendimento à população”, disse Victor Lobo, do GentiLab (Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas) .
Ainda segundo Lobo, o diferencial do Lidera é a metodologia inovadora de mentoria em grupo, que traz para os encontros o conhecimento dos próprios gestores. “Eles trazem para o grupo suas angústias, situações problemas, conhecimentos, estratégias, técnicas e muita experiência”, concluiu.
Avaliação
O diretor de Administração Financeira da Secretaria de Finanças, Jean de Carvalho Rocha, conta que durante o Lidera os participantes passaram por diversos temas relacionados ao exercício da liderança, aplicados à realidade que vivem na Prefeitura.
“Aprendemos técnicas de Programação Neurolinguística (PNL), Teorias Comportamentais, Teorias sobre Gestão de Tempo, Técnicas de Planejamento, Inteligência Emocional, Comunicação Não Violenta, Resolução de Conflitos entre temas”, disse.
Ainda segundo ele, tão importante quanto as técnicas ensinadas foram as oportunidades que os palestrantes deram para que todos interagissem. “Por meio da mentoria éramos convidados a participar de dinâmicas de cunho bem prático, visando à resolução coletiva (ou pelo menos à tentativa de resolução) de problemas comuns aos líderes”, completou.
Formato
O Lidera será feito com mentoria em grupo. Os mentores serão os próprios gestores que, depois de receber orientações técnicas sobre as ferramentas de liderança, vão compartilhar sua experiência de gestão para cada tema pré-definido.
Os participantes foram divididos em turmas com coordenadores, chefes de setores e outros servidores em posição de liderança.