Connect with us

Nossa Cidade

Programa Luppa seleciona Campinas por segurança alimentar inovadora

O Programa Luppa (Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares) selecionou Campinas como uma das dez cidades brasileiras que vão participar de um programa de inovação e aprendizagem para melhorar as políticas públicas relacionadas à alimentação. A cidade foi escolhida pelas boas práticas desenvolvidas no município.

O programa está em sua terceira edição. Nesta, dez cidades foram selecionadas: Campinas, Alenquer (PA), Araucária (PR), Careiro (AM), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Itajaí (SC), Jaguaribe (CE), Mãe do Rio (PA) e Portel (PA). O Luppa já conta ao todo com 43 cidades. 

“O fato de Campinas ser selecionada para participar da 3ª edição do Luppa, o maior laboratório urbano de políticas públicas alimentares do mundo, é um reconhecimento da importância da cidade no cenário de políticas públicas de segurança alimentar”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

O Luppa é um laboratório urbano que oferece apoio técnico, financeiro e metodológico para as cidades desenvolverem soluções para os desafios alimentares locais, como segurança alimentar, nutrição, agricultura urbana, desperdício de alimentos, entre outros. O Luppa é uma iniciativa do Instituto Comida do Amanhã, em parceria com a Fundação Bernard van Leer e o Instituto Igarapé. O objetivo é apoiar cidades a alcançarem sistemas alimentares saudáveis, resilientes e justos, considerando os desafios climáticos e econômicos. O Luppa ajuda a melhorar as políticas de segurança alimentar ao oferecer ferramentas, metodologias, capacitações e trocas de experiências entre os municípios participantes, além de produzir e divulgar conhecimento sobre a situação alimentar no Brasil.

“Com o apoio do Luppa, Campinas terá acesso a uma variedade de recursos e ferramentas, permitindo que a cidade aprenda com as melhores práticas globais. A colaboração com outras cidades participantes pode acelerar a inovação e trazer soluções práticas para desafios em nossa Campinas” acrescentou a secretária.

Cidades Sustentáveis

Campinas tem se destacado em suas políticas públicas em segurança alimentar. A cidade conquistou, em junho deste ano, o terceiro lugar, no eixo social, do prêmio “Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030’ pela implantação do programa “Campinas Solidária e Sustentável”, de agricultura urbana. A primeira unidade fica no Jardim Florence e foi inaugurada em julho deste ano. A iniciativa foi reconhecida por fortalecer a economia solidária e garantir o acesso à alimentação saudável para a população em situação de vulnerabilidade social. O prêmio é uma iniciativa do Programa Cidades Sustentáveis, que visa estimular e apoiar as cidades brasileiras na implementação de políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Sair da versão mobile