Connect with us

Nossa Cidade

Programa Mão Amiga conclui capacitação de curso de Auxiliar de Veterinária

Os alunos de Auxiliar de Veterinária, do programa Mão Amiga, da Prefeitura de Campinas, concluíram o curso nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, na Estação Ambiental de Joaquim Egídio, com café da manhã e trilha pela região. Cerca de 30 bolsistas do Mão Amiga participaram desta capacitação, que começou em agosto. O programa tem como objetivo qualificar para o trabalho e promover a cidadania e a reinserção social das pessoas em situação de rua.

O curso de Auxiliar de Veterinária foi ministrado pela equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, esteve presente nesta última aula, na qual ministrou junto ao veterinário do DPBEA, Paulo Anselmo. “Os alunos conheceram a fauna da Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas, de Sousas, de Joaquim Egídio e do Gargantilha. Conversamos sobre a diversidade biológica, a importância da APA para a produção de água para a nossa cidade, e os tipos de mamíferos, répteis, aves e anfíbios existentes na nossa região”, contou o secretário Rogério Menezes.

De acordo com o diretor do DPBEA, Vagner Bellini, os alunos tiveram aulas, teóricas e práticas, sobre comportamento animal, fisiologia, microbiologia, controle de roedores e animais peçonhentos, zoonoses, banho e tosa de pets, entre outros.

O coordenador de Educação Ambiental, Amandi Buzon, encerrou com uma apresentação musical ao violão. As aulas do curso de Auxiliar de Veterinária foram ministradas pelos veterinários Paulo Anselmo Felippe, Matheus Alkmin e Pamela Bernardes, chefe do setor de Identidade Animal do DPBEA; e pelo gestor ambiental e coordenador do DPBEA, Rodrigo Pires.

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, destacou a importância do programa Mão Amiga para a ressocialização e a capacitação profissional das pessoas que estavam em situação de rua: “Temos na Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas uma dupla preocupação: atender às demandas urgentes da população vulnerável, mas também ajudá-los a se emancipar. A conclusão do curso de Auxiliar de Veterinária, do Mão Amiga, é motivo de alegria e satisfação para todos nós, pois sabemos como isso contribui para que esses formandos consigam oportunidades de trabalho e crescimento pessoal”, afirmou a secretária Vandecleya Moro.

Sobre o Mão Amiga

O programa Mão Amiga teve início em 2016, com o objetivo de dar formação profissional às pessoas em situação de rua, reinserção no mercado de trabalho e, consequentemente, no convívio familiar e social. Os bolsistas são indicados pelos serviços da rede socioassistencial da Prefeitura e, para iniciar os cursos, passam por um processo seletivo. Além deste curso de Auxiliar de Veterinária, o programa já ofereceu formações nas áreas de jardinagem e paisagismo, hidráulica e elétrica predial.

Sair da versão mobile