Nossa Cidade
Programa Mão Amiga: mais dez bolsistas chegam ao mercado de trabalho
Os ex-moradores de rua foram capacitados pelo Ceprocamp como jardineiros. Eles irão atuar nos campos de trabalho da própria Prefeitura por meio de contrato de trabalho com a empresa Litucera Limpeza e Engenharia, que presta serviços para a Secretaria de Serviços Públicos.
Presente ao evento, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu o grupo de participantes do Programa na Sala Azul do Paço Municipal, com carinho e palavras de incentivo. “Nada se constroi sozinho e ninguém está imune a adversidades. Por isso é importante encontrar uma mão amiga. Sabemos que o recomeço é mais difícil, mas sempre é possível. Desejo a todos vocês força, garra e muitas bênçãos de Deus,” disse.
Para a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, a cerimônia foi um incentivo e um chamamento a outras empresas para que ofereçam essa oportunidade aos bolsistas. A medida segue o regulamento do Decreto 20.290/2019, que dispõe sobre a possibilidade de contratação de pessoas em situação de rua pelas empresas vencedoras de licitação pública no município de Campinas.
“Esse é um programa de formação, mas que tem como princípio e objetivo a reconstrução de vida de todas essas pessoas que, neste momento transitório, enfrentam situações complexas e difíceis. A edição do decreto estimula empresas para que abram possibilidade de emprego aos nossos bolsistas e aqui já temos resultados”, comemorou Eliane.
O Programa
O Mão Amiga teve início em 2016, com o objetivo de dar formação profissional às pessoas em situação de rua, buscando reinseri-las no mercado de trabalho e, consequentemente, no convívio familiar e social. Os bolsistas são indicados pelos serviços da rede socioassistencial da Prefeitura e, para iniciarem os cursos, passam por um processo seletivo.
Cada bolsista recebe R$ 976,75 por mês, o equivalente a 277 unidades fiscais (UFICs). Desde que teve início, 114 pessoas que viviam em situação de rua passaram pelo programa.
O Mão Amiga está na quarta turma. Os bolsistas da turma atual que ainda não foram absorvidos pelo mercado de trabalho darão continuidade à formação profissional.
Esta quarta turma foi a primeira a ser beneficiada pela parceria da Prefeitura com a Unimetrocamp. O acordo faculta aos bolsistas frequentar as aulas do curso de eletricista predial, que acontecem no próprio campus da universidade.
Em 2020, no quinto ano do programa, haverá ampliação no número de vagas. Em fevereiro, terá início uma primeira turma com 30 vagas e, em agosto, serão disponibilizadas mais 30. Atualmente, são 30 vagas por ano.
Parcerias
O Mão Amiga mantém parceria com entidades e empresas. Um dos parceiros é o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), que possibilitou a abertura de várias oportunidades na formação e na empregabilidade.
Foi por meio da articulação do Sinduscon que os primeiros bolsistas ingressaram no mercado de trabalho, passando a atuar na empresa MRV Engenharia. O Sinduscon também foi o articulador com a Unasp (Centro Universitário Adventista Campus de Engenheiro Coelho) que, em 2018, deslocou seus professores para dar aulas de hidráulica para os bolsistas. Foi também o sindicato patronal que, recentemente, trouxe a Unimetrocamp para o programa.
Outra empresa parceira é a Alternativa Terceirização, que presta serviços para a Secretaria Municipal de Administração e absorveu dois bolsistas do programa, que atualmente integram a equipe de limpeza do Paço. Outras parceiras de destaque são as empresas ligadas à Mostra+Sustentável, evento no qual os bolsistas participaram da execução dos projetos paisagísticos em 2018 e 2019.