Connect with us

Nossa Cidade

Programa Vibe ganha reforço com a chegada de mais 44 jovens aprendizes

O Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional) ganhou um reforço, nesta terça-feira, 24 de outubro, com a chegada de mais 44 jovens aprendizes à Prefeitura de Campinas. O programa, criado em 2021, visa promover ações que estimulem o desenvolvimento humano e contribuam na formação profissional dos jovens e no acesso ao mercado de trabalho.

Cléber Rodrigues, diretor Administrativo de Gestão de Pessoas, recepcionou o grupo e aconselhou os jovens a aproveitarem muito o período no Vibe. “Espero que vocês se dediquem sempre e continuem contando conosco. Essa equipe é maravilhosa, adora o programa e cuida de vocês com muito amor”, disse. “Se apropriem disso e façam o melhor que puderem, façam a diferença”, completou.

E quem está no dia a dia dos aprendizes também é apaixonada pelas ações do Vibe. “Todos os dias aprendemos algo novo com os jovens. É uma troca muito importante entre gerações diferentes, com visões de mundo diferentes. Todos crescem nessa troca”, disse Valéria Aparecida de Almeida Silva, coordenadora setorial de Benefícios Sociais.

Expectativas em alta

Matheus Henrique de Souza Luiz acredita que seu período no Vibe vai ajudá-lo a melhorar o currículo e ter mais experiência. “Minha expectativa é que eu consiga adquirir muito conhecimento. É uma experiência que vou utilizar muito na minha vida pessoal e profissional.”

O jovem Gabriel de Castro Baltazar também tem muitas expectativas com o programa. “É uma oportunidade de vida, onde eu vou poder adquirir muito conhecimento e usar no futuro, no trabalho e nos estudos.”

Atualmente, o programa Vibe conta com 147 jovens aprendizes.

O programa

O Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; Valorização da integração interpessoal no trabalho; Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e Busca pelo aprendizado e qualificação.

Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.

Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.

Sair da versão mobile