Connect with us

Cultura & Lazer

Semana Guilherme de Almeida celebra memórias e contemporaneidade

Semana Guilherme de Almeida celebra memórias e contemporaneidade

A Semana Guilherme de Almeida, evento anual realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, terá início nesta terça-feira, 4 de julho, e se estenderá até o dia 11 de julho. Com o tema “Memórias e Contemporaneidade”, o evento oferece uma programação diversificada e é gratuito para o público.

A abertura oficial será conduzida pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, às 10h, na praça Guilherme de Almeida, localizada em frente ao Palácio da Justiça, no Centro de Campinas. O evento contará com a apresentação da Banda Musical da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), declamações poéticas, um varal de Haicais e doações de livros.

A Semana Guilherme de Almeida é uma homenagem ao ilustre filho de Campinas, o poeta e ensaísta Guilherme de Almeida. A coordenadora de Bibliotecas, Dandewara Pereira, destaca a importância do evento, que presenteia a população com as obras do renomado poeta interpretadas por outros grandes literatas.

A comissão organizadora do evento é composta por várias instituições, como a Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas, Academia Campineira de Letras e Artes, Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, entre outras entidades culturais.

A programação do primeiro dia, 4 de julho, inclui a concentração na praça Guilherme de Almeida, onde a Banda Musical da Escola Preparatória de Cadetes do Exército se apresentará com dobrados. Em seguida, será executado o Hino Nacional Brasileiro e acontecerão as palavras de abertura da secretária de Cultura e Turismo e da coordenadora de Bibliotecas. A programação também contará com a participação dos membros da Comissão Organizadora, declamações poéticas e doações de livros.

Guilherme de Almeida, nascido em 1890 em Campinas, foi um renomado poeta e ensaísta. Sua carreira literária começou com a publicação do livro de poesias “Nós” em 1917, marcando-o como um dos maiores líricos brasileiros da época. Ele participou da Semana de Arte Moderna de 1922 e foi um dos fundadores da revista Klaxon. Defensor da renovação artística e literária, Guilherme percorreu o Brasil difundindo as ideias do Modernismo.

Além disso, Guilherme de Almeida teve uma significativa contribuição na Academia Brasileira de Letras, liderando a renovação juntamente com outros escritores como Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia e Alceu Amoroso Lima. Ele também foi eleito “Príncipe dos Poetas Brasileiros” em um concurso promovido pelo Correio da Manhã em 1959.

Programação – dia 4 de julho  

10h – Concentração na Praça Guilherme de Almeida. Banda Musical da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) toca dobrados.

10h10 – Execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda Musical da EsPCEx 

– Canção do Expedicionário – Banda da EsPCEx. Cantores.

10:15 – Abertura – Palavras da secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli e da coordenadora de Bibliotecas, Dandewara.

10:20 – Convite aos membros da Comissão Organizadora, que estiverem presentes, para se dirigirem ao local onde se encontra o microfone.

10:25 – Coordenadora de Bibliotecas Públicas faz o anúncio dos eventos programados a serem desenvolvidos durante a semana. Anuncia também a distribuição de livros e o varal de Haikais. 

10:30 – Anúncio do orador da solenidade, dr. Agostinho Toffoli Tavolaro, para alocução sobre Guilherme de Almeida.

10:45 – Fala do Presidente da Academia Campinense de Letras, Dr. Jorge Alves de Lima.

10:50 – Participações de Poetas em Declamação

• Rosi Luna, da ACLA – Um pouco de Guilherme de Almeida

· Giovanni Galvão – As Três Coroas

• Lisa França – “Rua das Rimas”

Doação de livros

11:30 – Encerramento 

Sair da versão mobile