Nossa Cidade
Projeto Cidadania Itinerante leva serviços essenciais à população
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Campinas, leva nesta sexta-feira, dia 24 de março, e no sábado, dia 25, o Projeto Cidadania Itinerante a moradores do município. O objetivo é facilitar o acesso a serviços públicos essenciais para a população em situação de vulnerabilidade social.
Na sexta-feira, a unidade móvel estará no CRAS Campo Belo, na Rua Dr. Ademir Cubero Ruano, s/nº, Jardim Campo Belo I, ao lado da Fumec e da Escola Estadual “Celeste Palande de Melo”, das 9h às 17h. No dia seguinte, sábado, a unidade estará no CIC Vida Nova, durante o evento Assiste Campinas, ação da Prefeitura de Campinas voltado à prestação de serviços à população.
Os serviços disponíveis do Projeto Cidadania Itinerante incluem agendamento para Registro Civil, solicitação de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, solicitação de 2ª via de CPF, solicitação de 2ª via de contas de consumo (água e luz), emissão de Carteira de Trabalho Digital, atestado de antecedentes criminais, entrada no Seguro-Desemprego, elaboração de currículo e consulta ao Serasa.
Além disso, haverá atendimentos para receber denúncias, realizar orientações e encaminhamentos para as Coordenadorias e aos Programas da Secretaria municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, como Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), Coordenação de Políticas para a Mulher (CPMULHER), Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC), Centro de Integração da Cidadania (CIC), Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI), Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e Ouvidoria.
“O Projeto Cidadania Itinerante é uma iniciativa importante para garantir o acesso a serviços públicos essenciais, especialmente para mulheres que, em geral, são as chefes de família”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro.