Connect with us

Nossa Cidade

Projeto de Segurança Alimentar capacita primeira turma em Agroecologia

 

O projeto-piloto “Campinas Cidade Apetitosa” formou na última sexta-feira, dia 13 de dezembro, a primeira turma do curso em Agroecologia, no qual a prioridade é a implantação de hortas comunitárias e o aproveitamento integral dos alimentos. A capacitação é resultado de uma parceria entre o departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Prefeitura de Campinas e o Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (NEAES) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

 

 

Além do aprendizado sobre Agroecologia, os alunos receberam conhecimentos de políticas públicas em alimentação. A proposta do curso é beneficiar agricultores, estudantes, pesquisadores e consumidores com a divulgação de estratégias socioeducativas e atividades de ensino com foco em educação popular.

 

 

O objetivo central é o desenvolvimento da agricultura familiar e urbana como uma alternativa sustentável e ecológica, sendo uma garantia de segurança alimentar nutricional, além da promoção do desenvolvimento social.

 

 

De acordo com o diretor do DSAN, Domis Lopes Vieira, a avaliação de todos os envolvidos foi positiva. “Esse modelo possibilita a implantação de um projeto ao qual a comunidade adere, impulsiona e preserva, abarcando os aspectos qualitativos no processo de implantação e avaliação das políticas sobre alimentação”, afirmou.

 

 

O chefe de gabinete da Secretaria, Carlos Eduardo de Resende, explicou que os formandos receberam um certificado de conclusão de curso na sede do Instituto Federal de São Paulo, no Cidade Satélite Íris, onde também ocorreram as aulas.

 

 

Sair da versão mobile