Nossa Cidade
Projeto de urbanismo tático instalado no Parque Industrial é requalificado
A primeira iniciativa do Programa Revivacidade, implantada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em 2019, no Parque Industrial, está recebendo uma nova etapa. As medidas de urbanismo tático no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Vicente Ráo”, no Parque Industrial, estão sendo requalificadas. A ação estimula a mobilidade ativa, ou seja, os deslocamentos a pé ou de bicicleta. Com isso, promove uma convivência mais harmoniosa entre veículos e comunidade.
Toda a sinalização existente começou a ser refeita na última terça-feira, 25 de julho. A pintura dos espaços que receberam ampliação das calçadas, na Rua Custódio José Inácio Rodrigues, está sendo requalificada. Os vasos implantados nas esquinas foram retirados e serão substituídos por tachões e balizadores. A medida promove o estreitamento da via, estimula a redução da velocidade e amplia a segurança viária. Também serão revitalizadas as pinturas da lombada removível existente e das faixas de pedestres.
O espaço que havia recebido um parklet temporário, em frente à escola, também será readequado e demarcado com pintura. Ao expandir a calçada, a medida cria uma área de convívio para alunos, pais e moradores, favorecendo a convivência da comunidade. A Emdec está estudando a implantação de uma Solução Baseada na Natureza (SBN) no local, em conjunto com a unidade escolar. São medidas que ampliam as áreas verdes e reduzem os impactos das chuvas, por meio da drenagem natural.
Equipes da Emdec e da Secretaria de Serviços Públicos atuam nos trabalhos de reforço da sinalização viária e limpeza do entorno.
Reconhecimento
O Revivacidade – Parque Industrial está alinhado aos conceitos de urbanismo tático, sistemas e desenhos seguros, visão zero e gestão da velocidade, propondo uma nova maneira de se repensar os espaços públicos em privilégio das pessoas. As medidas implantadas harmonizam a convivência entre o tráfego de veículos e a comunidade escolar e local.
O conceito de urbanismo tático, que embasou o projeto, é uma tendência mundial que estimula soluções urbanas em pequena escala, com a participação ativa das populações locais, proporcionando uma vivência da cidade na escala humana.
Em 2020, o Revivacidade na Vicente Ráo foi reconhecido como iniciativa inovadora pela Rede Nacional para Mobilidade de Baixo Carbono / Ruas Completas, coordenada pelo WRI Brasil, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Revivacidade
Além do projeto no Parque Industrial, o Revivacidade foi aplicado na região do Botafogo, na Rua Delphino Cintra. Neste mês de julho, teve início a segunda fase dessa iniciativa, com a readequação da sinalização viária horizontal (solo) e reforço das medidas de moderação da velocidade.
O programa também será levado à Rua José Paulino, no Centro. A implantação da iniciativa de ‘Rua Completa’ está em processo licitatório. O Revivacidade está alinhado com as ações do Plano de Requalificação da Área Central e será multiplicado em outros pontos do município, a longo prazo.