Nossa Cidade
Projeto selecionado pela lei Paulo Gustavo propõe reflexão sobre "Memória Artística Campineira"
Produzir material reflexivo crítico sobre a historiografia celebrativa dos 250 anos de fundação oficial da cidade de Campinas, em especial no campo da História Artística constitutiva de seu patrimônio cultural. Esse é um dos objetivos do projeto “Memória Artística Campineira”, selecionado pelo edital da Lei Paulo Gustavo de Campinas, na área de Patrimônio Cultural.
O projeto tem como curadoras Sônia Fardin e Andrea Mendes e será desenvolvido em etapas. A primeira etapa é de chamada pública para a seleção de textos, não obrigatoriamente acadêmicos, que documentem sujeitos e espaços não celebrados pelos instrumentos oficiais de memória artística.
Esta chamada pública já está aberta e disponível a interessados. A participação é gratuita e o texto já pode ser enviado desde 10 de maio até o dia 10 de junho pelo link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBrRcAKcnoDW2vFQ5vZYp5Qk5m1FbKJuvZiOZgL4RRsjJhSw/viewform)
Dúvida e mais informações por e-mail seminariomemoriaartistica@gmail.com
A segunda etapa do projeto será em julho, nos dias 26 e 27, com a realização do seminário “Memória Artística Campineira: lacunas e apagamentos”. O seminário será realizado em Casas de Cultura e no Museu da Cidade. Em agosto, encontro final com data e local a serem definidos.
Segundo as curadoras, o seminário pretende ser um momento de reflexão coletiva sobre a urgência em reconhecer que há mais na história artística e no Patrimônio Cultural de Campinas do que até o presente pudemos acessar.
“Mesmo sabendo que, no tocante às atuações pregressas em muitos casos existam apenas vestígios e lacunas, tal indagação se faz cada vez mais necessária para a constituição de um verdadeiro Patrimônio Cultural que represente a diversidade e a pluralidade de nossa sociedade”, afirmam as curadoras.
Segundo as curadoras, Campinas, assim como em grande parte do Brasil, tem sua História Artística predominantemente celebrativa de nomes masculinos e brancos. O seminário pretende abordar os seguintes temas: Em busca da produção artística feminina em Campinas entre 1850 e 2000; Onde e como acessar a produção artística negra em Campinas entre 1850 e 2000; Presença de artistas LGBTQI+ em Campinas entre 1850 e 2000 e o Fomento à produção de pesquisas sobre a História contra hegemônica das artes em Campinas.
Serviço:
Chamada pública para seleção de textos do projeto “Memória Artística Campineira”
Envio dos textos até dia 10/06 pelo link
https://memoriaartisticacampineira.blogspot.com/2024/05/seminario-memoria-artistica-campineira.html
Dúvidas e informações pelo
e-mail: seminariomemoriaartistica@gmail.com.