Nossa Cidade
Prorrogadas para 30 de novembro inscrições para o Selo Empresa Resiliente
As inscrições para as empresas interessadas em obter o Selo Empresa Resiliente foram prorrogadas pela Defesa Civil até o dia 30 de novembro. Originalmente, o prazo era 15 de novembro. O formulário de inscrições pode ser acessado pelo link: https://forms.campinas.sp.gov.br/index.php/497822?lang=pt-BR. O Departamento já foi procurado por organizações para elucidar dúvidas sobre o Selo. Outras empresas que queiram orientações sobre o prêmio e seus critérios também podem entrar em contato com o serviço pelo telefone (19) 3273-0933 ou e-mail defesa.civil@campinas.sp.gov.br.
Para esta primeira edição, serão escolhidas três empresas que investem e mantêm ferramentas para a redução de riscos de desastres no município de Campinas. Uma comissão organizadora vai analisar a inscrição de cada empresa e escolher as que receberão o certificado. O propósito da Prefeitura de Campinas – que promove o Selo por meio da Defesa Civil – é que as empresas possam ser conhecidas até o final deste ano. A ideia é que no próximo biênio, a honraria possa ser concedida a cinco instituições no total.
As organizações interessadas em concorrer terão que preencher requisitos e contar, por meio do formulário, porque estão interessadas na certificação, riscos que mais preocupam a companhia e quais são as atividades promovidas para desenvolver a resiliência.
A resiliência refere-se à capacidade de rápida adaptação ou recuperação após situações de desastres e à prevenção para minimizar riscos. Para o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a iniciativa é muito importante para a resiliência da cidade. “Precisamos da sociedade civil para aprofundarmos os avanços conquistados nessa área. Somos o primeiro Centro de Resiliência do Brasil e a participação do setor empresarial na redução de riscos de desastres fortalece ainda mais a cidade”, disse.
Sobre o Selo
Criado pela Lei nº 16.020, de novembro de 2020, o selo será concedido a cada dois anos. Os critérios são implementar projetos e atividades para atingir as metas do Quadro de Sendai – acordo da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de riscos de desastres; conscientizar o setor privado; ter influência no ramo de atuação; compartilhar experiências; e ser catalisadora de inovação em resiliência. A concessão do selo foi regulamentada em 26 de julho (leia mais: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/49318).
Comissão
Presidida por Furtado, que representa a Secretaria de Governo, a Comissão tem um titular e um suplente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; de empresa do Conselho Global da Aliança do Setor Privado para Sociedades Resilientes a Desastres (Arise); do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR); do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Unicamp; do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas; e do Comitê da Cidade Resiliente de Campinas.