Nossa Cidade
Prova de 12 horas de mountain bike agita o Parque Ecológico neste sábado
Uma das mais tradicionais provas de Mountain Bike do país volta a Campinas neste final de semana. Neste sábado, 16 de novembro, a cidade recebe pela segunda vez o “MTB 12 Horas”, unindo 400 competidores de dez estados brasileiros, com largada às 10h, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. Para receber público e competidores, o evento também contará com food trucks, música, feira de produtos e acessórios de bike.
A disputa da 23ª edição do evento será dividida em 13 categorias, divididas entre individual, duplas, trios e quartetos. A largada é no estilo da tradicional prova de automobilismo de Le Mans (França). Assim, no ciclismo, os atletas terão que correr até as bicicletas para iniciar a prova. O padre ciclista Cristovão Sopicki estará realizando a tradicional benção antes da prova para depois trocar a batina por luvas, sapatilhas, capacete e bicicleta.
O circuito de Campinas coloca à prova a capacidade física e técnica de pilotagem, além de desafiar a resistência mental dos participantes. Durante seus 6.200 metros de extensão, o trajeto da prova conta com tortuosos singletracks (trilhas estreitas) agregado à curvas desafiadoras em meio a bosques e árvores.
Segundo a organização, vários participantes da edição 2018 realizada em Campinas consideraram o circuito como “um dos mais divertidos de todos os tempos”, por oferecer terreno e obstáculos variados típicos do “verdadeiro mountain bike”. Uma das atrações da competição será o tetracampeão Carlos Henrique Paixão, da cidade de Avaré, o único ciclista vencedor por quatro vezes consecutivas. Em busca do quinto título, ele batalha agora pelo recorde de maior campeão de todos os tempos. A organização destaca ainda que o MTB 12 Horas é um excelente programa de final de semana para o público, principalmente para os amantes da modalidade.
Sobre o MTB 12 Horas
Realizado desde 1996, o MTB 12 Horas é uma das mais tradicionais provas de mountain bike de longa duração em revezamento do Brasil. São 12 horas de prova disputadas em um circuito técnico com muitas trilhas e poucos lugares de ultrapassagem.
As duplas, trios e quartetos são categorias de revezamento, nas quais os competidores se revezam, de forma livre, durante as 12 horas de prova. Vence aquele que completar o maior número de voltas. Na parte noturna, a iluminação é fornecida por faróis instalados nas bicicletas, pois o circuito não é iluminado.
O MTB 12 Horas 2019 é uma organização do clube de ciclistas Sampa Bikers, com patrocínio do Audax Bikes. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Sanasa, Lojas Decathlon, Hotel Vila Rica Campinas, Shimano, Spec Squeezes, Escola Park Toll, Solifes , Going e LAF Seguros.
Mais informações no site oficial:https://sampabikers.com.br/competicao/mtb-12h-do-brasil/ .
SERVIÇO:
Evento: MTB 12 Horas
Quando: Sábado, 16 de novembro, com largada às 10h.
Onde: Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim – Rodovia Heitor Penteado, Km 3,2 – Campinas.
Entrada: Gratuita.