Nossa Cidade
Prova Tiradentes de Ciclismo 2024 agita Campinas com a participação de 370 atletas de todo País
A Prova Tiradentes de Ciclismo 2024 teve a participação de 370 ciclistas de todo o país neste domingo, 21 de abril, em Campinas, entre federados e não federados. Os participantes foram concentrados em dez categorias, distribuídas em três baterias.
Este ano, pela primeira vez, atendendo a sugestão dos próprios ciclistas, a disputa aconteceu na avenida Norte-Sul, num percurso de 5,5 km. Nos anos anteriores, a prova era na Avenida Mackenzie.
O evento é uma promoção da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
O prefeito Dário Saadi participou da abertura do evento e ressaltou a importância da tradição do Esporte na cidade e da competitividade da prova. Ele cumprimentou os organizadores e a comunidade Italiana pelo sucesso do evento.
“A prova Tiradentes de Ciclismo é uma tradição de Campinas. Faz parte da programação da Semana Italiana. Foram quase 400 inscritos. É uma das maiores provas de ciclismo da região”, disse.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, também participou na abertura e ressaltou a importância da prova que é uma tradição na cidade e que este ano integra a programação dos 250 de Campinas.
“Tivemos um número expressivo de inscritos, recebemos muitos elogios dos participantes pelo asfalto em perfeitas condições para o ciclismo de estrada. E, na categoria elite, tivemos a participação de Caio Godoy, campeão brasileiro de ciclismo e que é de Campinas. Foi tudo perfeito. O dia estava ensolarado. Tudo ajudou”, disse o secretário.
História
A Prova Tiradentes de Ciclismo se tornou lei municipal em 2 de outubro de 1997, como parte das comemorações da Semana Italiana de Campinas. A lei é de autoria do vereador Luiz Carlos Rossini.