Nossa Cidade
Quatro empreendimentos de Campinas serão os primeiros a receber o Selo Empresa Resiliente
Pela primeira vez, o município de Campinas irá conceder o Selo Empresa Resiliente a organizações que investem em ferramentas para redução de riscos de desastres. As quatro empresas foram selecionadas pela Comissão Organizadora do Selo, durante reunião realizada na quarta-feira, dia 3 de abril. Dentre os critérios analisados estão a implementação de projetos e atividades para atingir as metas do Quadro de Sendai – acordo da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de riscos de desastres.
Na análise também foram consideradas as questões que envolvem a conscientização do setor privado; influência no ramo de atuação; a troca de experiências; e as práticas catalisadoras de inovação em resiliência.
O anúncio das corporações contempladas será feito durante a cerimônia de entrega da certificação.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, lembra que a criação do Selo foi feita por meio de proposta da Câmara Municipal e, a partir da regulamentação, a concessão da honraria foi sendo desenhada a partir do trabalho de outras áreas. “Essa honraria é um passo importante para a cidade no processo de resiliência, porque deve estimular outras empresas a trabalharem pelo desenvolvimento sustentável se preparando para enfrentar os desastres naturais.
Regulamentação
Campinas regulamentou a concessão do Selo Empresa Resiliente por meio de decreto em 26 de julho de 2023. O documento institui os critérios de escolha e a comissão organizadora que auxilia a Defesa Civil na seleção das empresas. Será concedido a cada dois anos. A certificação foi criada pela lei nº 16.020/2020.
A comissão é presidida pelo coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. O comitê é formado por um representante titular e um suplente das secretarias municipais de Governo, por meio da Defesa Civil; e de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; empresa membro ou ex-membro do Conselho Global da Aliança do Setor Privado para Sociedades Resilientes a Desastres (Arise) da UNDRR; Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Unicamp; 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas; Comitê da Cidade Resiliente de Campinas.