Nossa Cidade
Quatro encontros encerram ciclo de debates sobre a nova operação do BRT
O ciclo de reuniões abertas sobre a nova operação do Corredor BRT Campo Grande contará com outros quatro encontros entre os dias 16 e 19 de outubro. Cerca de 170 pessoas já participaram e puderam tirar dúvidas sobre as três novas linhas BRT que passam a operar, a partir de 20 de outubro.
A ação é parte da Campanha “Experimenta o BRT”, lançada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para fomentar a migração dos usuários das linhas convencionais para o sistema BRT e agilizar as viagens.
Na segunda e na terça, dias 16 e 17 de outubro, a FUMEC Nave Mãe “José Bonifácio Coutinho Nogueira”, no Residencial Cosmos, recebe as reuniões, às 9h30 e às 14h30. Na quarta-feira (18/10), o encontro será no Ceprocamp – Centro Cultural José Alves, no Satélite Íris, às 18h; e na quinta-feira (19/10), a reunião ocorre às 13h, na Escola Estadual “Profª Rosina Frazatto dos Santos”, no Satélite Íris.
O primeiro ciclo de encontros reuniu cerca de 170 pessoas e ocorreu entre os dias 4 e 11 de outubro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Satélite Íris), no CEI “Amélio Rossin” (Jardim Rossin), na Escola Estadual “Elvira de Pardo Meo Muraro” (Jardim Florence), na EMEF/EJA “Profª Clotilde Barraquet Von Zuben” (Jardim Florence) e no CEI Nave Mãe “Profº Paulo Reglus Neves Freire” (Satélite Íris).
Usuários conhecem nova operação e tiram dúvidas
Entre as novidades detalhadas nos encontros pelos técnicos da Emdec estavam a ampliação do projeto original do BRT, com o atendimento ao Corredor Central e a possibilidade de integração com outras linhas que circulam na região. Também foram destacadas as vantagens da operação das linhas semiexpressas, que terão menos pontos de parada, mais previsibilidade e agilidade no deslocamento.
As principais dúvidas dos usuários envolveram a operação das linhas convencionais, que saem do corredor exclusivo para garantir o desempenho das linhas BRT. Os encontros serviram para reforçar que o atendimento atual das linhas convencionais será mantido, de modo a causar o menor impacto possível aos usuários. Porém, as vantagens da migração para as linhas BRT foram destacadas – deslocamento mais rápido, estações mais modernas e confortáveis.
As dúvidas da população são esclarecidas por uma equipe formada por técnicos das áreas de gestão, planejamento, fiscalização e operação do transporte da Emdec. Parte dos encontros contam ainda com a presença do presidente da Emdec, Vinicius Riverete; e do secretário de Transportes, Fernando de Caires.
BRT Campo Grande terá três novas linhas
A partir do dia 20 de outubro, o BRT Campo Grande ganha duas novas linhas semiexpressas que vão até o Terminal Mercado – BRT21 partindo do Terminal Grande, atenderá também ao Corredor Central; e BRT26 partindo do Satélite Íris – e uma paradora (BRT25, partindo do Satélite Íris e chegando até o Corredor Central).
Além disso, a linha BRT20, criada em novembro de 2022, agora paradora, atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central. Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.
Para orientar os usuários, a partir de segunda, 16 de outubro, as equipes da Emdec também farão abordagens educativas antes e depois do início da operação das novas linhas, nos horários de pico, junto às estações e terminais BRT e em pontos do Corredor Central.
SERVIÇO
Reuniões Abertas “Experimenta o BRT”