Connect with us

Nossa Cidade

Quinto ponto mais perigoso do trânsito de Campinas terá ação da Emdec

A agenda educativa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para esta semana inclui ação de conscientização no 5º lugar do ranking de 50 pontos críticos de sinistralidade (acidentalidade) de Campinas: o cruzamento entre a avenida Ruy Rodriguez e as ruas Celeste e Antônia Ceregatti Albieri, na região do Distrito do Ouro Verde. A atividade acontecerá na próxima quinta-feira, dia 7, das 7h às 9h. A depender das condições climáticas, a ação poderá ser reagendada.
 
O ranking foi criado pela Emdec justamente para nortear ações estratégicas em prol da segurança viária, como ações educativas e eventuais intervenções. Durante a abordagem educativa, pedestres e condutores de veículos serão orientados sobre comportamentos seguros no trânsito, além de serem informados sobre o alto índice de sinistralidade registrado no local.
 
Estudantes também serão orientados
 
Os próximos dias também serão de aprendizado e conscientização sobre segurança no trânsito para estudantes de diferentes idades. Na segunda-feira, dia 4 de março, nos turnos da manhã e da tarde, alunos da Escola Criativa, no Jardim Madalena, receberão agentes da mobilidade urbana em sala de aula, com minipalestras do programa “A gente aprende, Agente ensina”. Entre os assuntos abordados, estão comportamentos seguros, como atravessar na faixa, o respeito à sinalização e o uso do cinto de segurança.
 
Já na terça-feira, dia 5, das 11h às 14h, a equipe de Educação da Emdec estará na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para ação em parceria com a Liga do Trauma. Em frente ao Restaurante Universitário, o grupo orientará os estudantes neste período de retorno às aulas. No local, acontece uma ação itinerante da Rota das Bandeiras, que simula um sinistro causado por uso de celular.
 
O foco da ação educativa da Emdec também será abordar os perigos de usar o celular ao volante. O hábito já é apontado como a 3ª principal causa de morte no trânsito no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).
 
E na quarta-feira, dia 6, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sylvia Simões Magro, no Jardim Ipaussurama, terão a oportunidade de aprender brincando, com o “MiniCircuito de Trânsito”. A atividade simula a experiência de circulação na cidade com um “tapete” com vias, ciclovias e calçadas. Os educadores e agentes da mobilidade urbana também informam os alunos sobre pontos de ônibus, vagas exclusivas e demais sinalizações.
Sair da versão mobile