Nossa Cidade
Recapeamento de 1 km nas margens do Piçarrão está sendo concluído
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas está na fase final do recapeamento da avenida Sylvio Moro e Prefeito Magalhães Teixeira, região da Vila Industrial.
A obra, que teve início no dia 22 de março, será concluída nesta sexta-feira, 19 de abril. O trecho de recapeamento margeia o córrego do Piçarrão e tem aproximadamente um quilômetro de extensão e 10 metros de largura. A área total de obra é de 9,5 mil metros quadrados.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, destaca que o recapeamento é fundamental para melhoria da qualidade e ampliação da vida útil do pavimento. “O recapeamento é a recomposição do pavimento existente. É uma capa de asfalto colocada sobre o pavimento para proteger a base. Com o recapeamento, o pavimento fica protegido e a vida útil do asfalto é ampliada”, explica Paulella.
O recape das avenidas foi feito no sentido da avenida Prestes Maia. Para recapear uma rua é feita a fresagem, que é a retirada da camada superficial do asfalto, com a máquina fresadora. Depois é aplicada e compactada a nova massa asfáltica, o que renova o pavimento.
O engenheiro civil da Secretaria de Serviços Públicos, Horácio Garcia, explica que foram utilizadas mais de 830 toneladas de massa asfáltica e priorizou o trecho que estava mais desgastado. As obras de recapeamento têm sido executadas continuamente.