Connect with us

Nossa Cidade

Recorde: CPAT oferece 7.080 vagas de trabalho no primeiro quadrimestre de 2024

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT) bateu recorde de vagas de trabalho oferecidas nos quatro primeiros meses de 2024: foram 7.080 novas oportunidades. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira, 2 de maio, durante a sétima edição do Feirão de Emprego e Oportunidades, no saguão do Paço Municipal. Somente no evento, 1.226 chances de emprego foram anunciadas.

O aumento em relação ao mesmo período de 2023 é de 366%. De janeiro a abril do ano passado, 1.519 contratações foram intermediadas pelo CPAT. Em 2022 foram 1.514; e em 2021, 1.029. O evento desta quinta-feira foi realizado em comemoração ao Dia do Trabalhador.

“Este Feirão é muito importante pois abre oportunidade das empresas virem aqui. E esta é a função da Prefeitura: juntar as vagas disponíveis com as pessoas que estão procurando oportunidade. Estamos torcendo para dar certo, tomara que todos que estão aqui façam uma excelente entrevista e tenham bastante sucesso”, disse o prefeito Dário Saadi.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Artur Orsi, a grande vantagem do Feirão é a facilidade no acesso às vagas e agilidade no processo pela busca pelo emprego.

“Muitas vezes o trabalhador vai ao CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas), recebe uma carta de encaminhamento, a empresa é longe, então ele tem que pegar uma outra condução, num outro dia. Aqui, não. Aqui se resolve tudo no mesmo dia. O trabalhador vem para um só local, pega uma senha, faz um primeiro atendimento com o pessoal do CPAT, faz a entrevista com os recrutadores das empresas que estão presentes e já pode sair daqui empregado”, disse Orsi.

Entre as vagas disponíveis neste Feirão, o Higa Atacado disponibilizou 250 vagas e fez contratações imediatas. São 27 vagas para o Atacadão, 118 para Tauste Supermercados e 68 para o Supermercados Dalben. 

Empreendedores

Para os empreendedores, o Feirão contou com os serviços do espaço MEI (Microempreendedor Individual) e da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) para orientações sobre microempreendedor individual. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apresentou seus cursos de qualificação para quem já tem ou quer abrir o próprio negócio. Já as cooperativas de crédito ofereceram atendimento exclusivo e personalizado para empreendedores e empresários para tirar dúvidas ou captar crédito para impulsionar os seus negócios.

O Feirão de Emprego e Oportunidades é uma realização da parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e Acic.

Sair da versão mobile