Nossa Cidade
Recursos Humanos promove oficinas sobre saúde e bem-estar no trabalho
Desenvolver ações permanentes de promoção à saúde, melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças ocupacionais é o objetivo do Programa de Promoção à Saúde e Bem-Estar no Trabalho, promovido pela Secretaria de Recursos Humanos, por meio do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS). As ações são promovidas nos locais de trabalho, de acordo com a necessidade de cada secretaria.
Segundo a equipe da Coordenadoria Setorial de Promoção à Saúde do Servidor, responsável pelas ações, atualmente estão sendo oferecidas 15 oficinas de promoção à saúde mental e física, com duração de 1h30, cada. As oficinas podem ser oferecidas de forma sequencial ou conforme a demanda da unidade solicitante.
Para agendar uma atividade, basta enviar um e-mail para o DPSS (dpss.promocao@campinas.sp.gov.br), informando quais são as oficinas desejadas, local onde o encontro será realizado, quantidade de participantes, data e período disponíveis.
O coordenador de Promoção à Saúde do Servidor, José Francisco Ferreira, entre os resultados esperados, estão a redução dos índices de absenteísmo, afastamentos e licenças para tratamento de saúde; redução de possíveis fatores que interferem na qualidade de vida dos servidores e impactam o bem-estar dentro e fora do ambiente de trabalho; e melhorar a qualidade de vida dos funcionários da Prefeitura.
“Nosso objetivo é sensibilizar os servidores e gestores da Prefeitura a respeito da importância de práticas relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho. A partir das avaliações e analise de indicadores desenvolvidos a partir das oficinas, também pretendemos desenvolver ações específicas para cada realidade”, disse.
O DPSS fica na Rua Onze de Agosto, 744 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3236-0320.
Confira abaixo a relação de oficinas disponíveis:
1 – Oficina introdutória – O que é promoção à saúde e bem-estar no trabalho?
Objetivo: proporcionar um espaço de diálogo e criação conjunta de estratégias a respeito de saúde geral, determinantes biopsicossociais no processo saúde-doença e suas relações com o trabalho.
2 – Saúde Mental – O que conhecer a mim mesmo tem a ver com meu trabalho?
Objetivo: realizar diálogos sobre autoconhecimento e suas interfaces com o enfrentamento de conflitos e a construção de relacionamentos saudáveis, dentro e fora do trabalho.
3 – Saúde Mental – Gestão de hábitos: saindo do automático
Objetivo: promover a autopercepção e reflexão acerca dos hábitos diários e fomentar iniciativas para a promoção de hábitos saudáveis.
4 – Saúde Mental – Comunicação e relacionamentos interpessoais
Objetivo: workshop para favorecer as habilidades e estratégias de comunicação no ambiente de trabalho.
5 – Saúde mental – Práticas de convivência no ambiente profissional
Objetivo: dialogar sobre a importância dos relacionamentos interpessoais e o limite de vínculos no ambiente de trabalho.
6 – Saúde física – Cuidar do meu corpo dentro e fora do trabalho: o que isso significa?
Objetivo: realizar vivências, exercícios e discussões acerca de práticas esportivas, atividade física, alimentação, qualidade do sono, percepção e relaxamento corporal, visando a promoção do autocuidado.
7 – Saúde vocal – Como posso cuidar da minha voz?
Objetivo: debater sobre a voz em todos os aspectos biopsicossociais. Fomentar a prática de exercícios e estratégias para a promoção da saúde da voz. Sugere-se realização desta oficina especialmente para os educadores.
8 – Saúde auditiva – Será que o barulho faz mal só para o ouvido?
Objetivo: realizar vivências e diálogos sobre os aspectos biopsicossociais da audição. Promover estratégias de conservação auditiva.
9 – Determinantes sócio culturais do processo saúde-doença – Lazer e cultura fazem parte da saúde?
Objetivo: fomentar o diálogo sobre a interface entre o lazer, cultura e saúde; promover vivências em criatividade; informar sobre possibilidades e ofertar no município e região.
10 – Saúde física e mental – Quando o consumo de álcool vira um abuso?
Objetivo: informar e discutir sobre o consumo, questões biopsicossociais e as características psíquicas do consumo. Informar sobre as possibilidades de tratamento.
11 – Saúde mental – Entender as diferenças: como conviver com a pessoa com deficiência no ambiente de trabalho?
Objetivo: informar sobre os aspectos legais/jurídicos e organizacionais da deficiência e sua representação social. Dialogar sobre os desafios e potencialidades da pessoa com deficiência e sobre os relacionamentos interpessoais no local de trabalho.
12 – Saúde financeira – Estou trabalhando, mas sempre cheio de dívidas. Não consigo ganhar dinheiro!
Objetivo: realizar vivências e diálogos sobre planejamento financeiro, estratégias de ação, e relação entre finanças pessoais e o processo saúde-doença.
13 – Saúde física e mental – Cheguei à aposentadoria: como continuar ativo?
Objetivo: fomentar o planejamento para um envelhecimento saudável; promover diálogos sobre preparação pessoal e familiar para este momento, e informar sobre estratégias para a manutenção da saúde mental e física.
14 – Saúde mental – Qual a relação entre maquiagem e qualidade de vida?
Objetivo: proporcionar um espaço de autopercepção e autocuidado por meio da automaquiagem.
15 – Saúde mental – Minha saúde x minha história de vida
Objetivo: workshop visando favorecer as habilidades de expressão de sentimentos por meio da escrita e resgate da história de vida.