Nossa Cidade
Rede Mário Gatti amplia em 5% o número de cirurgias no ano passado
A Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência de Campinas ampliou em 5% o número de cirurgias realizadas nos hospitais Dr. Mário Gatti e Ouro Verde em 2023. No ano de 2022, foram realizadas 14.460, já em 2023, foram 15.260.
Além de ampliar o número de cirurgias, a Rede está em fase de implantação de medidas que vão impactar na redução do tempo de espera por um procedimento. “Estamos qualificando a fila, avançando na estrutura possível com a abertura do Centro de Material e Esterilização do Ouro Verde e a reforma do Centro Cirúrgico do Mário Gatti. Com isso, vamos ofertar mais 17 mil cirurgias e procedimentos ambulatoriais ao ano”, diz o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.
Atualmente, 6,8 mil pessoas aguardam por uma cirurgia na Rede Mário Gatti. O tempo de espera varia de acordo com a especialidade e poderá ser reduzido com as novas medidas.
Um número maior de acidentes ao longo do ano e a migração de famílias para o SUS após perderem planos de saúde é uma das motivações para a fila. Por ser vocacionada para urgência e emergência, a Rede Mário Gatti atende prioritariamente os casos que não podem esperar, por isso, quando chega um paciente vítima de um acidente, por exemplo, uma cirurgia eletiva pode precisar ser remarcada.
Um exemplo disso são as cirurgias ortopédicas, que representam 1,2 mil do total da fila. Para essa parte, a Rede também vai ampliar o número de procedimentos ao cadastrar o Hospital Ouro Verde, pelo Ministério da Saúde, para realizar atendimentos ortopédicos. A unidade já possui os leitos e equipes para isso. A previsão é que isso ocorra em cerca de três meses.
Nas unidades da rede, o esforço para ampliar o número de cirurgias após a pandemia é constante. “O aumento está relacionado ao empenho das equipes assistenciais em agilizar os procedimentos, evitar suspensões e a garantia de termos equipes completas”, destaca o diretor técnico do Hospital Mário Gatti, Carlos Arca.