Nossa Cidade
Rede Mário Gatti começa a usar máscaras para pacientes com Covid-19
A Rede Mário Gatti já começou a utilizar as novas máscaras faciais para pacientes com Covid-19. As 35 máscaras são feitas por meio de uma adaptação de máscaras de mergulho e podem evitar a necessidade de entubação para um grande número de pacientes. Um modelo foi apresentado na manhã desta segunda-feira, dia 1º de junho ao prefeito Jonas Donizette e pelo presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, durante o programa “Café com o Prefeito”.
As novas máscaras foram produzidas em impressoras 3D e são fruto de uma doação da rede de artigos esportivos Decathlon com design e adaptação da ONG Expedicionários da Saúde, a mesma que montou o Hospital de Campanha. Segundo o prefeito Jonas Donizette, essa máscara é menos invasiva que a entubação para o paciente. “É uma máscara que pega o rosto todo e a entrada de oxigênio fica em cima na cabeça e evita que se coloque o tubo na garganta da pessoa na entubação. É bem menos traumático para o tratamento”, afirmou.
As máscaras já estão em uso nas UTIs do Hospital Mário Gatti e do Hospital Ouro Verde e em algumas Unidades de Pronto Atendimentos. Além dessas 35, já foram pedidas mais 50 máscaras do tipo. A expectativa é que elas possam ser utilizadas também por pacientes atendidos pelo Samu. De acordo com o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, essa máscara foi desenvolvida com base em uma experiência italiana e é uma grande facilitadora para profissionais e pacientes, evitando a necessidade de entubação. “Já são quase dez pacientes que estão usando essa máscara facial. Ela permite que o paciente continue falando e que a equipe consiga vê-lo de uma maneira mais tranquila porque ela é transparente”, disse.
Novas UTIs
Durante o programa, também foi anunciado que novos leitos de terapia intensiva começaram a funcionar na manhã de hoje no Hospital Mário Gatti. “Estamos abrindo os primeiros dez leitos a mais de terapia intensiva no Mário Gatti. Já estão disponíveis para que a Central Municipal de Regulação possa utilizá-los”, contou Pimenta.
Jonas Donizette ressaltou que havia uma expectativa muito boa para a ampliação esta semana. A entrada destes leitos na rede municipal faz parte da programação da Prefeitura para abertura de novos leitos de UTI em hospitais públicos e por meio de contratação em unidades privadas.
Informações
Todas as informações sobre o novo coronavírus ou Covid-19 podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/. Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.
Fonte: Prefeitura de Campinas