Nossa Cidade
Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar reforça o Programa de Voluntários
Novos voluntários já fazem parte da rede Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar. Os sete selecionados foram escolhidos em chamamento público e, nesta quinta-feira, 31 de agosto, foram integrados ao Programa de Voluntariado, com a missão de ampliar o número de doadores de sangue e garantir estoques para atender as necessidades.
Eles atuarão dentro dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde em contato com famílias de pacientes internados incentivando-as a irem aos postos de coleta existentes nas unidades, informa a coordenadora de Humanização, Lucimeire Martini.
Nesta quinta (31/08), eles passaram por treinamento sobre os protocolos existentes para atuação dentro dos hospitais e profissionais do Hemocentro da Unicamp orientaram sobre a abordagem aos possíveis doadores.
Rita Maria de Camargo Faro Diniz é uma das voluntárias que começará a trabalhar no projeto a partir da próxima semana. A assistente social, que desejava fazer alguma ação voluntária desde que se aposentou no Hospital Mário Gatti, optou pelo projeto de captação de doadores.
“Eu vi no dia a dia a importância do sangue para salvar vidas e a necessidade de termos estoques suficientes para não precisar adiar cirurgias. Também tive uma pessoa da família que passou por momento de dificuldade e utilizou muitas bolsas de sangue”, relebrou.
Os voluntários foram selecionados em chamamento público realizado pelo Hemocentro da Unicamp e Rede Mário Gatti e são mais uma estratégia para aumentar os estoques de sangue, que estão baixos.