Nossa Cidade
Rede Mário Gatti desenvolve campanha para prevenir ocorrências adversas em pacientes
O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar desenvolverá em julho e agosto uma campanha institucional, junto aos profissionais de saúde, para a prevenção de eventos adversos em pacientes associados a dispositivos invasivos, como cateteres venosos, cateter vesical de demora, tubo endotraqueal, cateteres de alimentação e dreno de tórax.
A redução de riscos associados aos cuidados com dispositivos envolve a quinta das seis metas internacionais de segurança do paciente, que foram instituídas em 2006, a partir de uma aliança global para eliminar ou diminuir, em todo o mundo, os riscos e não conformidades no atendimento médico e prestação de serviços.
Os principais responsáveis pelas perdas de dispositivos são a equipe de assistência e o paciente e as causas estão relacionadas à agitação motora, confusão mental, obstrução e fixação inadequada. No caso de extubação acidental, a causa principal é a mobilização do paciente pela equipe e confusão mental do paciente que acaba retirando o dispositivo.
Os membros dos Núcleos respectivos de cada unidade da Rede irão avaliar as práticas de identificação e fixação dos dispositivos. Também desenvolverá ações educativas a partir de definições internas de cada unidade e revisará e validará os procedimentos operacionais padrão (POPs) relacionados aos cuidados com dispositivos. Os POPs serão disponibilizados em intranet, além de compartilhados através de vídeos com as orientações de fixação dos dispositivos.
Um dashboard de indicadores, relacionados às notificações que envolvem dispositivos, será divulgado no Hospital Dr. Mário Gatti, com informações sobre perdas de dispositivos, extubação acidental, broncoaspiração e flebite (uma das complicações mais frequentes no uso de cateteres venosos periféricos e caracteriza-se por uma inflamação aguda da veia, que causa edema, dor, desconforto).
A metodologia do Serviço Sentinela hoje implantada no Mário Gatti está em implantação no Complexo Hospitalar Ouro Verde . Nas unidades de pronto atendimento para colher as notificações de junho e julho, foi elaborado um QR-code de acesso aos formulários.
A campanha integra o calendário de ações do Núcleo de Segurança do Paciente e envolve a Educação Continuada, Gestão e Supervisão de Enfermagem e as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e Complexo Hospitalar Ouro Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde) e Núcleo de Educação em Urgências (Samu/UPAs).