Nossa Cidade
Rede Mário Gatti faz capacitação para atendimento de casos suspeitos de dengue
Profissionais da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar participaram nesta quinta-feira, 11 de janeiro, de capacitação para atender o cenário epidemiológico atual da dengue, diante da perspectiva de aumento de número de casos e de necessidade de internações.
A capacitação foi promovida pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) e Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da Rede Mário Gatti e pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde.
Sessenta profissionais participaram do treinamento realizado pela coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Transmissíveis, Daiane Morato, e pelo médico infectologista do Devisa, Rodrigo Angerami. Os representantes das unidades atuarão como multiplicadores em seus setores.
“A capacitação tem o papel de prover informações para toda a linha de atendimento na urgência e emergência para suspeita de casos de dengue, iniciar conduta apropriada para pacientes, independente do nível de atendimento que irão demandar, seja de urgência ou necessidade de internação, para minimizar o risco de sobrecarga na medida em que se faça o atendimento precoce”, disse Angerami.
Ele observa que nos cenários epidêmicos, os casos graves tendem a ocorrer e há uma proporção de pacientes que podem evoluir para formas graves e risco de morte. “Atualmente, há um adicional nesse cenário, que é o risco da reintrodução de outros dois sorotipos de vírus da dengue, o 3 e o 4, que há vários anos não ocorrem na cidade. Sabemos que quanto mais sorotipos circulam, maior o risco de casos graves da doença”, afirmou.