Nossa Cidade
Rede Mário Gatti faz dois mutirões de cirurgias na área de urologia neste sábado, 25 novembro
Dois mutirões estão sendo realizados no centro cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti neste sábado, 25 de novembro, na área de urologia. Ao longo do dia, 20 pacientes farão vasectomia e outros 10 passarão por procedimento de retirada de cateter duplo J. São procedimentos simples, rápidos e que não necessitam de internação. A ação faz parte do calendário das celebrações dos 250 anos de Campinas.
Na vasectomia, é retirado um fragmento de cada um dos canais deferentes que levam espermatozóides ao sêmen. A cirurgia é realizada com anestesia local e o procedimento dura menos de 30 minutos.
Em Campinas, há 132 pacientes na fila cirúrgica do SUS municipal. Após cumprir as etapas previstas no protocolo de planejamento familiar para a esterilização, o agendamento a cirurgia ocorre em até um mês. Mensalmente são disponibilizadas 103 vagas nos hospitais Mário Gatti e Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi.
Já a retirada do cateter duplo J é feita, na maioria dos casos, com sedação ou anestesia raquiana, que torna insensível à dor apenas uma parte do corpo. O cateter duplo J – tem esse nome porque o formato é da letra J – é implantado para manter o canal urinário aberto após cirurgias para retirada de cálculos urinários no ureter ou rins, ou tumor que esteja invadindo o ureter ou ainda traumas.
A retirada é feita com a introdução de uma microcâmera na uretra com uma pinça acoplada. O procedimento dura em torno de 30 segundos. O coordenador do Serviço de Urologia da Rede Mário Gatti, Fábio Thadeu Ferreira, estima que cerca de 500 pacientes por ano tenha esse cateter implantado pelo SUS municipal.
Os mutirões da saúde integram a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.
Saiba mais pelo site https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.