Nossa Cidade
Rede Mário Gatti faz parceria com HCor para reduzir falhas e desperdícios
A Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência iniciou nesta semana parceria com o HCor Associação Beneficente Síria para implantação do projeto Lean nas Emergências, que visa reduzir falhas e desperdícios nas operações dentro da área assistencial e de apoio, aumentar a oferta de serviços por meio da otimização dos fluxos de atendimento e reduzir o tempo de permanência dos pacientes nas unidades.
O projeto está em implantação na UPA Carlos Lourenço e na UPA Anchieta Metropolitana. A supervisora assistencial das unidades de pronto atendimento, Cassiana Kelly Sales, explica que o projeto mapeará todos os processos realizados para identificar pontos que podem ser mudados ou abolidos em benefício dos pacientes e do melhor funcionamento das unidades.
A conduta está sendo possível porque as UPAs foram incluídas no projeto Boas Práticas, uma parceira do Ministério da Saúde com o Hospital Beneficência Portuguesa, o HCor Associação Beneficente Síria e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Fase
Essa é a segunda fase do projeto de Boas Práticas. Na primeira, as UPAS passaram a utilizar a telemedicina cardiológica, o Tele-ECG, na qual eletrocardiogramas de urgência, realizados nas unidades, passaram a contar com o laudo emitido, em tempo real, pelo HCor Associação Beneficente Síria.
Essa ação respalda as condutas médicas adotadas nas unidades de pronto atendimento (UPAs) nos casos de infarto agudo do miocárdio e arritmias cardíacas, por meio da avaliação conjunta com o especialista,
Nesse convênio, cardiologistas do HCor recebem o eletrocardiograma realizado na UPA pela internet, além de informações clínicas, doenças de base e medicação que o paciente utiliza. Em até 15 minutos, emitem o laudo confirmando ou não da patologia cardíaca. No caso de infarto, ocorre também a indicação da trombólise, se necessário.