Nossa Cidade
Rede Mário Gatti faz treinamento de urgência para técnicos de enfermagem
Técnicos de enfermagem que atuam nas unidades pré-hospitalares da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar estão participando de treinamentos para atendimento às urgências e a previsão é que, até o final de fevereiro, 240 profissionais passem pelos cursos teóricos e práticos.
A capacitação está sendo realizada pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), criado no ano passado pela diretoria de Urgência e Emergência da Rede, para a formação, capacitação e habilitação continuada de recursos humanos para o atendimento às urgências.
Embora as unidades pré-hospitalares da Rede tenham treinamentos, eles ocorriam de forma descentralizada, por iniciativa de profissionais ou da coordenação das unidades. Com a criação do núcleo, a capacitação passou a ser padronizada o que resulta na qualificação da assistência.
Os profissionais revisam conhecimentos com treinamentos em suporte básico de vida para o rápido reconhecimento e atuação em situações de emergência com risco iminente de morte, até a chegada da viatura de suporte avançado do SAMU.
A capacitação é destinada aos profissionais envolvidos na atenção pré-hospitalar, como SAMU, unidades de pronto atendimento, ambulatórios de especialidades, atenção hospitalar e pós hospitalar.
Os treinamentos envolvem também a participação de profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde. Apesar de não terem foco nas urgências, os centros de saúde acabam recebendo pacientes que precisam de atendimento urgente e procuram a unidade mais próxima, que pode ser uma unidade básica. O NEU reservou 10% das vagas, em todos os treinamentos, para esses profissionais.
O curso está sendo ministrado no SAMU pelo enfermeiro e integrante do NEU, Roni Daniel Gomes, para turmas com dez profissionais cada uma (são quatro do SAMU, dois das unidades de pronto atendimento, dois do pronto-socorro adulto do Hospital Mário Gatti e dois das unidades básicas de saúde).