Connect with us

Nossa Cidade

Campanha de Prevenção do Tromboembolismo Venoso

Campanha de Prevenção do Tromboembolismo Venoso

A Rede Mário Gatti está lançando a Campanha de Prevenção do Tromboembolismo Venoso, com ações planejadas para as quatro unidades de pronto atendimento (UPAs) e para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, que passarão a atuar conforme protocolo na prevenção do tromboembolismo venoso (TEV) nos pacientes atendidos nestes serviços.

O protocolo utiliza escalas de risco para estabelecer quais pacientes são elegíveis para o tratamento. O público-alvo são pacientes com mais de 16 anos, internados em enfermarias, UTI, pronto-socorro e no centro cirúrgico do hospital. Nas UPAs, o protocolo será utilizado em pacientes clínicos.

Entre os fatores de risco estão restrição de mobilidade, infecção ativa, insuficiência cardíaca congestiva, doença renal crônica, diabetes mellitus descompensado, trauma recente, tabagismo, câncer ativo e TEV prévio.

A responsabilidade pela classificação do risco será do médico no Hospital Mário Gatti e nas UPAS será dos médicos e enfermeiros. Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas também são responsáveis pela prevenção e tratamento do TEV.

O vídeo institucional que será usado nas UPAS para os treinamentos está disponível no endereço https://youtu.be/n2E8WPBUwDo. O vídeo institucional que será usado no HMMG para os treinamentos está disponível no endereço https://youtu.be/dnjHucDQsWg.

A capacitação dos profissionais das UPAs começou na sexta-feira, 25 de novembro, na UPA Carlos Lourenço, unidade que, a partir de 1º de dezembro, terá o anticoagulante para ser utilizado em pacientes elegíveis. Nas demais unidades, a capacitação ocorrerá em dezembro: dia 6 na UPA Campo Grande, dia 7 na UPA Anchieta Metropolitana e dia 16, na UPA São José.

O treinamento para o novo protocolo no Hospital Mário Gatti está ocorrendo com médicos das especialidades de clínica médica, neurologia, neurocirurgia e ortopedia. As equipes multiprofissionais serão capacitadas no próximo ano.

Sair da versão mobile