Connect with us

Nossa Cidade

Rede Mário Gatti reforça equipe de atendimento em hospitais e UPAs

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar iniciou a ampliação do número de profissionais de saúde nos prontos-socorros e unidades de pronto atendimento (UPAs) para o enfrentamento da epidemia de dengue e aumento das síndromes respiratórias. Serão mais 25 postos de trabalho nas unidades, sendo cinco médicos, cinco enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem.

“A expectativa é que essa ampliação possa agilizar o atendimento à população que vem procurando as unidades e minimizar a sobrecarga do sistema municipal de urgência e emergência”, afirma o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

A ampliação no número de profissionais ocorre por meio de aditivos aos contratos que a Rede mantém com entidades, para a alocação de profissionais de saúde para as áreas de ensino e de assistência médica nas unidades.

O investimento, de R$ 723,9 mil pelo período de um mês, será coberto por recursos repassados pelo Ministério da Saúde para o combate à dengue e, segundo Bisogni, o acompanhamento diário da evolução da epidemia definirá a necessidade de manter ou prorrogar a medida.

Os profissionais serão distribuídos nos prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti, Mário Gattinho e Ouro Verde e nas UPAs Carlos Lourenço, Padre Anchieta, Campo Grande e São José, para preencher vagas onde há espaço físico.

“Teremos mais médicos no atendimento, os enfermeiros cuidarão principalmente de agilizar a classificação de risco e os técnicos de enfermagem auxiliarão os pacientes, especialmente com medicação e coleta dos exames necessários”, afirma o presidente da Rede.

Ampliação

Os novos profissionais farão plantões com cargas horárias que variam entre 12 e 24 horas. A distribuição é a seguinte:

  • Pronto-socorro adulto do Hospital Mário Gatti: mais um posto de médico, um de enfermagem e três técnicos de enfermagem.
  • Unidade Pediátrica Mário Gattinho: mais um médico intensivista pediátrico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem diariamente.
  • Complexo Hospitalar Edivaldo Orsi (Ouro Verde): mais dois técnicos de enfermagem diariamente.
  • UPA Anchieta: mais um técnico de enfermagem.
  • UPA Campo Grande: mais dois postos de médicos, sendo um às sextas-feiras e outro às segundas, terças e quartas, além de dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem em plantões de 12 horas diariamente.
  • UPA São José: mais um posto de médico às segundas, terças e sábados, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem diariamente.
  • UPA Carlos Lourenço: mais três técnicos de enfermagem.
Sair da versão mobile