Nossa Cidade
Rede Mário Gatti vai abrir mais 54 leitos para pacientes com Covid-19
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou nesta sexta-feira, 19 de junho, a abertura de mais 54 leitos para pacientes com a Covid-19 dentro da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar nos próximos dias. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo na internet. “Buscamos alternativas dentro da Rede Mário Gatti para viabilizar outros espaços para a abertura de novos leitos. Estamos, agora, fazendo todo o trabalho técnico para avaliar o que é necessário”, explicou Marcos Pimenta, presidente da Rede Mário Gatti.
Serão dez leitos de UTI dentro da Unidade de Cirurgia Ambulatorial do Ouro Verde, já que as cirurgias estão suspensas temporariamente em razão da pandemia. Mais 14 leitos de retaguarda serão montados na área de fisioterapia, que está passando por adaptação com a colocação de réguas de oxigênio, e outros 30 leitos (também de retaguarda) – 15 masculinos e 15 femininos – serão abertos na UPA Carlos Lourenço, que desde o último dia 18 está funcionando como unidade Covid. Esses leitos serão implantados na área de recepção da unidade, que atualmente só recebe pacientes encaminhados pela Central de Regulação.
A Prefeitura de Campinas vem investindo na abertura de leitos desde o início da pandemia. “Ontem (quarta-feira), conversei com o secretário Vinholi (Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional) e ele se comprometeu a nos ajudar com mais cem leitos em Campinas. Nós estamos trabalhando para efetivar esse novo aumento de leitos na cidade”, afirmou o prefeito.
Outros leitos
Conforme já anunciado durante esta semana, nos próximos dias haverá a expansão de leitos do SUS municipal na Santa Casa, com a abertura dez de UTI e 13 de retaguarda. A partir da próxima semana, o Hospital de Campanha passará a contar com mais 30 leitos de retaguarda – atualmente opera com 54.
“Estamos trabalhando para liberar o Hospital Metropolitano, que tem uma questão jurídica. Lá são mais 15 leitos de UTI e 28 de retaguarda”, disse o secretário de Saúde Carmino de Souza.
De acordo com o secretário, no SUS estadual, o Hospital de Clínicas da Unicamp aumentou 20 leitos de UTI e, na próxima semana, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) deve aumentar mais dez, também de UTI.
Fonte: Prefeitura de Campinas