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Refis-2021: Finanças começa a enviar e-mails e SMSs para contribuintes
A Secretaria de Finanças inicia nesta semana o envio de e-mails e SMSs para os contribuintes informando as vantagens do Refis 2021. O programa, que teve início em 22 de setembro, oferece descontos de até 100% em juros e multas para dívidas tributárias e até 20% no principal de débitos não tributários (taxas e multas diversas).
O objetivo da ação é reforçar, junto ao contribuinte com débitos, os prazos, descontos e demais condições do programa de negociação de dívidas deste ano.
Nos comunicados, segundo o diretor de Cobrança e Controle de Arrecadação, Alessandro Domingues, para evitar possíveis fraudes, não serão enviados links ou anexos com boletos. “Por e-mail, vamos enviar uma imagem com todas as informações do Refis; por SMS será só uma frase, informando as condições especiais e que o contribuinte deve acessar o portal da Prefeitura”, explicou.
Caso algum contribuinte fique com dúvidas sobre mensagens recebidas, ele pode entrar em contato com a Secretaria de Finanças pelos canais de atendimento (veja a lista abaixo).
“Nós próximos dias, a Prefeitura vai enviar, pelos Correios, boletos de cobrança para pagamento à vista. Neste caso, o contribuinte que tiver dúvidas pode acessar, no portal do Refis, o campo Atualização de Boleto. Ao digitar os dados, se não for um boleto da Prefeitura, o documento não será reconhecido”, completou.
Neste link, o contribuinte também consegue alterar a data de vencimento dos boletos já emitidos.
Atendimento
Nesta edição do Refis, os contribuintes pessoa física devem fazer a adesão pela internet, no Ambiente Exclusivo. Por conta das restrições da pandemia, o número de atendimentos nas unidades do Porta Aberta foi reduzido e estão sendo priorizados os atendimentos de pessoas jurídicas, que não têm a opção da adesão digital.
No Ambiente Exclusivo, o contribuinte pode acessar suas dívidas e simular as opções de pagamento e fazer a adesão. “O processo é seguro, inclusive no que diz respeito aos cuidados com a saúde, já que a pessoa pode aderir sem sair de casa”, completou Domingues.
Já para as empresas, o atendimento é presencial e feito a partir de agendamento. Para agendar o melhor dia e horário, basta acessar a agenda do Porta Aberta no Portal do Cidadão.
Serviços de atendimento
Para mais informações, o contribuinte pode entrar em contato por meio de um dos serviços on-line de Finanças:
• Ambiente Exclusivo – Finanças (http://www.campinas.sp.gov.br/ambiente-exclusivo/)
• Atendimento telefônico – (19) 3755-6000 com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
• Atendimento via e-mail – sac@campinas.sp.gov.br
• Atendimento online (via chat) – www.campinas.sp.gov.br/chat-portaaberta com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.