Nossa Cidade
Região do Anhumas recebe ação de educação ambiental com foco no descarte irregular de resíduos
A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental, e em parceria com o Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e a empresa Converde, dará início na próxima semana a uma série de ações de educação, informação e conscientização sobre descarte irregular de resíduos sólidos na região do Anhumas, com distribuição de material informativo, carro de som e atividades nas escolas da região.
A ação atende a uma demanda da Intersetorial do CRAS Anhumas e do Coletivo Anhumas Resiste.
As atividades estão previstas para os dias 29 de abril, 16 de maio e 5 de junho, das 9h às 11h30. A primeira ação, no dia 29, terá concentração no CRAS Anhumas, na rua Dona Luísa de Gusmão, 2200 – Jardim Madalena.
Neste primeiro semestre, as atividades de educação ambiental na região serão desenvolvidas nas escolas estaduais Moacyr Santos de Campos, Regina Coutinho Nogueira, Coronel Firmino Gonçalves da Silveira, Dante Alighieri Vita e nos CEIs João Batista e Fadinha Azul.
“A Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade está, cada vez mais, atuando junto às demandas locais, e, em parceria com a população. Acreditamos que Educação Ambiental é um processo sóciocultural que deve partir das realidades locais em toda a cidade, daí a força de ações como essa. Muitas outras virão”, diz o diretor educacional na Coordenadoria de Educação Ambiental, Gustavo Merlo.
Separação dos recicláveis
Segundo o coordenador da Coleta Seletiva do DLU, Rauani Arie Stivanello, a Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com a empresa Converd e a Secretaria do Clima, vem realizando um trabalho de educação ambiental em todo o município no intuito de conscientizar a população sobre a importância da separação dos materiais recicláveis.
“Dentro desse trabalho de educação ambiental, estamos trabalhando em três frentes: a primeira com a divulgação com o carro de som informando o dia de coleta do bairro e um folheto explicando com a melhor forma de separar e armazenar o material reciclável; a segunda, divulgando em praças, bosques e locais públicos sobre a importância da reciclagem e, em terceiro, tem a parceria com as Secretarias de Educação, em que realizamos palestras nas escolas municipais e estaduais, falando de forma lúdica sobre a importância da reciclagem em nosso município”, explica.
De acordo com Stivanello, os alunos são levados a uma cooperativa de materiais recicláveis “para eles conhecerem esse importante trabalho”, além de visitas à Usina Verde, que produz composto para apoiar hortas comunitárias e institucionais.
“Essa ação na região do Anhumas veio ao encontro do trabalho que vem sendo realizado e nós, do DLU, temos a missão de levar a conscientização do manejo adequado dos resíduos sólidos para toda a cidade. Essa parceria com a população e com a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade mostra a importância da união de forças, tanto do poder público quanto da sociedade civil para buscar soluções para demandas locais”, conclui o coordenador.