Connect with us

Nossa Cidade

Reservatório Jambeiro garante segurança hídrica para 8 mil moradores

A Prefeitura de Campinas e a Sanasa entregaram neste sábado, 29 de junho, mais um reservatório de água potável na cidade, desta vez, no Parque Jambeiro. Estiveram presentes na inauguração o prefeito Dário Saadi, o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, e o vice-prefeito Wanderley de Almeida, além de secretários e vereadores.

Este é o décimo a ser entregue neste ano dos 20 que estão sendo construídos para aumentar a segurança hídrica em Campinas. Com investimento de R$ 3,3 milhões, o Reservatório Jambeiro tem capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água potável e vai beneficiar 8 mil habitantes dos seguintes bairros: Parque Jambeiro, Jardim Santa Judith e Chácara São Martinho.

O reservatório foi fabricado em aço parafusado com chapas de aço carbono e com revestimento vitrificado. O teto constitui domo geodésico fabricado em alumínio.

Essa tecnologia permite unir a resistência do aço com a durabilidade e a pureza do vidro, produzindo um material de qualidade superior para construção de tanques para líquidos. O aço vitrificado é extremamente resistente, com elevada vida útil e baixa necessidade de manutenção preventiva. Além disso, não precisa de repintura e permite montagem rápida e limpa sem a necessidade de equipamento pesado.

Além do Jambeiro, já foram entregues os reservatórios: João Erbolato (1) em março; Oziel/Monte Cristo (1) e Nova Europa (1), em abril; Jd. Conceição (1), DIC V (1), Campo Grande (2) e Taquaral (1) e Sousas (1), em junho.

Plano Campinas 2030

Esses reservatórios fazem parte do Plano Campinas 2030, que prevê a construção de 20 novos reservatórios para a cidade. O objetivo é aumentar a capacidade de reservação em 54 milhões de litros de água, saindo dos atuais 142 milhões para 196 milhões de litros. 

Essa oferta maior de água vai contribuir com a segurança hídrica da cidade, especialmente em casos de desastre ambiental que comprometa a qualidade da água dos rios e/ou a falta de energia elétrica que impeça o funcionamento das unidades de captação e tratamento de água, pois serão suficientes para 20 horas de consumo. “O clima mudou, temos chuva demais, temos seca demais, por isso é importante darmos segurança hídrica para a cidade e esses 20 reservatórios vão ajudar muito”, afirmou o prefeito Dário Saadi. 

Todos esses reservatórios vão reforçar o abastecimento de mais de 350 bairros e vão beneficiar mais de 750 mil moradores”, acrescentou o presidente Manuelito Magalhães Júnior.

Sair da versão mobile