Connect with us

Nossa Cidade

Residentes da Secretaria de Saúde terão treinamento em teleatendimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, 13 de janeiro, uma portaria que garantirá o ensino em teleatendimento nas residências médicas vinculadas à pasta. A formação dos residentes incluirá o treinamento e atuação em teleatendimento e telemedicina, contemplado teoria e prática. A carga horária dedicada à matéria será de no mínimo 5% do total necessário à formação do médico especialista.

Segundo a diretora de Saúde, Sara Sgobin, a medida está alinhada à missão da Prefeitura de Campinas, que é a de contribuir com o ensino em saúde. De acordo com ela, a telessaúde está cada vez mais presente no âmbito dos cuidados aos pacientes e é importante que esteja incluída também nos programas de residência.

“É mais uma medida de avanço da telessaúde no município de Campinas, ao mesmo tempo que oferece aos residentes a oportunidade de aprender e ter contato com ferramentas tecnológicas e inovadoras de atendimento”, afirma Sara.

Em junho de 2022, a Secretaria de Saúde implantou a teletriagem em 12 unidades de saúde. No início deste ano, todos os centros de saúde foram contemplados com o serviço.

Em breve, terá início também o projeto-piloto de telessaúde em 24 unidades. Neste mês, já foi finalizada a entrega de mais de 300 computadores que serão usados para a implantação do projeto.  A telessaúde permitirá o atendimento os pacientes de forma remota; ter maior integração dos profissionais dos vários serviços dos centros de saúde, especialidades e área hospitalar, além de promover a prevenção do agravamento de doenças crônicas.

Sair da versão mobile