Nossa Cidade
Reunião com especialistas debaterá a preservação de árvores centenárias
A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) realiza nesta quarta-feira, 9 de novembro, a partir das 8h30, o Seminário de Manejo e Conservação de Grandes Árvores. A capacitação será oferecida na sede da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Mata de Santa Genebra, localizada na Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo, em Campinas.
O seminário é voltado para profissionais da área como biólogos, engenheiros ambientais e técnicos e tem como objetivo promover a troca de conhecimento. Busca, ainda, a melhor forma de conservar as árvores centenárias em ambientes naturais.
“Este é um seminário muito importante para a biodiversidade do fragmento. Devemos receber grandes pesquisadores, estudiosos do estado de São Paulo e do Brasil. O tema principal gira em torno das grandes árvores centenárias, de 200, 300 anos, como Peroba, Jequitibá e Jatobá. Essas árvores nativas sofrem muito com doenças, fungos e parasitas que prejudicam sua sobrevivência”, diz o presidente da FJPO, Mata de Santa Genebra, Cidão Santos.
Segundo Santos, este encontro é fundamental para aprimorar os conhecimentos e pesquisas, pois existem poucos materiais e publicações voltados para o assunto. “Muitas árvores centenárias já foram extintas em várias regiões do estado de São Paulo e do Sudeste do Brasil”, afirma.
A programação completa pode ser conferida pelo link: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/seminario-manejo-e-conservacao-de-grandes-arvores .
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br .