Connect with us

Nossa Cidade

Reunião em São Paulo discute construção de Núcleo de Atendimento Integrado

A secretária municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, Eliane Jocelaine Pereira, participou nesta segunda-feira, 18 de dezembro, de uma reunião em São Paulo, que teve como pauta a cessão de um espaço que pertence ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem) para a construção do NAI – Núcleo de Atendimento Integrado.

 

Além de técnicos de Campinas, também participaram do encontro o juiz da Infância e da Juventude de Atos Infracionais, Marcelo da Cunha Bergo, e a promotora Elisa Divitiis.

 

A reunião teve como objetivo fazer uma solicitação prévia ao Governo do Estado para avaliar a possibilidade da cessão da área. “Desta reunião, tivemos como resultado a anuência do Secretário de Justiça e Defesa da Cidadania e do Secretário de Transportes do Estrado de São Paulo para a cessão dessa área para Campinas. Tão logo essa cessão seja formalizada, terá início a construção do equipamento por meio de recursos de um TAC”, disse Eliane Jocelaine.

 

Com a anuência à solicitação, o pedido deverá agora ser formalizado ao Governador Geraldo Alckimin nos próximos dias, para que os procedimentos com relação à cessão da área sejam tomados.

 

O NAI é um espaço para adolescentes que cometeram atos infracionais e que poderão receber a aplicação de medidas socioeducativas. A construção da unidade em Campinas está sendo discutida no âmbito do comitê gestor do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo de Campinas, formado por membros do Conselho da Criança, Prefeitura e Ministério Público.

 

“O Núcleo é uma proposta de política de atendimento socioeducativo em Campinas inovadora, porque tenta congregar diversos órgãos do sistema de justiça e serviços da política de assistência social”, explicou Eliane Jocelaine. “A proposta é que o NAI concentre vários órgãos da Justiça ligados à proteção da criança e do adolescente”, completou.

 

O Núcleo também abrigará um posto do Creas – Centro Especializado de Assistência Social – para acolhimento dos adolescentes e de suas famílias, para um atendimento mais qualificado e integrado. “Este é um equipamento que será muito bem-vindo no município. É mais uma constatação do compromisso deste governo com a criança e o adolescente”, enfatizou a secretária.

Sair da versão mobile