Connect with us

Nossa Cidade

Reunião reforça importância da Brigada da Dengue na prevenção e combate à doença

Cerca de 150 servidores participaram nesta quinta-feira, 14 de novembro, da 1ª Reunião Geral da Brigada da Dengue. Durante o encontro, realizado no Salão Vermelho, os brigadistas receberam orientações sobre o ciclo biológico do Aedes aegypti, controle de criadouro e formas de prevenção. A ação foi promovida pelo Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS).

A Brigada da Dengue foi uma iniciativa inovadora proposta pelo DPSS e instituída no Decreto 23.300, de 11 de abril deste ano. Todos os servidores municipais podem participar do grupo.

“O combate à dengue, zika e chikungunya é responsabilidade de todos. Pensando nisso, nós criamos, em abril, a Brigada da Dengue, um grupo formado por cerca de 250 servidores que estão ajudando no trabalho de prevenção e combate a essas doenças”, disse Gustavo de Freitas Correa, diretor do DPSS.
Durante a reunião, os 10 brigadistas mais atuantes receberam um certificado. Este é o caso de César Lage de Araújo, que além de atuar como brigadista no seu local de trabalho, também orienta amigos e família sobre os cuidados que todos devem ter. “O papel da Brigada é muito importante já que a Prefeitura conta com mais de 500 imóveis. Acho que primeiro temos que olhar e cuidar de nossos quintais e locais de trabalho, sendo um exemplo para os munícipes que frequentam esses locais”, contou.
Araújo mora em apartamento e, segundo ele, os moradores e a administradora são bem conscientes quanto ao tema dengue, mas sempre tenta orientar amigos e familiares. “Sempre que vejo algo que possa ser um possível criadouro em seus quintais eu oriento”, completou.
 
Importância
Para a assessora técnica do Devisa Priscila Pegoraro, essa atividade é de grande relevância. “O evento permitiu, pela primeira vez, reunir os Brigadistas da Dengue, servidores engajados em apoiar o enfrentamento da dengue no município de Campinas e que se destacam por desenvolver a iniciativa nos seus ambientes de trabalho, contribuindo para a mobilização conjunta de enfrentamento ao mosquito transmissor da doença”, disse. “Os servidores puderam aprender de maneira prática como não deixar o mosquito nascer no seu ambiente de trabalho”, completou

Em uma fala de agradecimento aos brigadistas, a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, ressaltou a importância dos servidores conseguirem ter um propósito solidário e o diálogo com a sociedade. “Há um papel fundamental de cidadania no trabalho de prevenção a graves epidemias e, especialmente, da dengue. Que os brigadistas possam servir e seguir servindo de referência para a cidade e outras instituições dentro e fora de Campinas”, disse.

 
Curso básico

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) mantém permanente as inscrições para o Curso básico de combate ao mosquito Aedes aegypti. A formação é uma parceria entre a EGDS, Departamento de Vigilância em Saúde e  Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, da Secretaria de Saúde e o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. O Curso é 100% EAD e as inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/xxdsa1JS2pJKVrT4A .

Como conteúdo, os servidores têm acesso a informações sobre o que são arboviroses, a biologia e comportamento do mosquito, cuidados com prevenção e controle de criadouros, uso adequado de inseticidas e repelentes, impactos as arboviroses na cidade e mobilização e engajamento social.

Comitê de prevenção

A Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa.
 
No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site https://dengue.campinas.sp.gov.br.
 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com