Connect with us

Nossa Cidade

Revitalizados, campos de futebol de praças de esportes e clubes municipais são liberados para uso

A Prefeitura Municipal de Campinas começa neste sábado, dia 9 de março, a reabrir para a população os campos de futebol das praças de esportes e clubes municipais totalmente revitalizados, depois de aproximadamente 80 dias de recuperação. O trabalho para revigorar os gramados teve início na Praça de Esportes Argemiro Roque (São Bernardo), onde são realizados os principais eventos esportivos do município.
 
O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, reconhece a paciência dos moradores durante o período em que os campos não são utilizados, mas destaca a importância da paralisação, visando a programação de todo ano. “O fechamento dos campos é necessário para a recuperação e tratamento da grama. A reabertura é o marco para o início dos campeonatos existentes na cidade como a Taça das Favelas, o Municipal de Futebol Amador (Séries Ouro A,B e C) e o Campeonato de Futebol de Base. Estamos com uma expectativa positiva de grandes jogos nos campos municipais”, afirmou.
 
Resultado 
 
O cronograma para revitalizar os gramados foi desenvolvido em duas etapas: num primeiro momento, a roçagem com pequenos tratores que são eficientes e mantêm o solo nivelado. Logo na sequência ocorreu a adubação, com a ajuda de sete trabalhadores reeducandos, pessoas que por meio de trabalho, ganham a oportunidade de se ressocializar.
 
Cada campo tratado recebeu 20 toneladas de materiais da Usina Verde, transportadas em dois caminhões, quantidade de fertilizante que proporcionou o crescimento e o fortalecimento da grama. A Usina Verde de Compostagem de Campinas é operada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que processa resíduos de lodo provenientes de estação de tratamento de esgoto, de galharia e restos de poda e de frutas e verduras, que resultam em um produto orgânico, rico em nutrientes. 
 
O coordenador de Infraestrutura da Secretaria de Esportes e Lazer, Sérgio Safra, comentou que o planejamento traçado para a recuperação dos campos foi muito bem sucedido. “O material disponibilizado pela Usina Verde é de ótima qualidade, orgânico, rico em vários minerais que a grama absorve. Também contribuiu o período chuvoso, com sol, teve praça que roçamos quatro vezes. Conseguimos recuperar todos os campos. Agora é importante a manutenção e a utilização dos campos na frequência certa”, concluiu o coordenador.
 
Praças esportivas e clubes com os campos revitalizados 
 
Clube Municipal Dr. Roberto Ângelo Barbosa – Rua Ernesto Luís de Oliveira, 45, Vila 31 de Março
 
Praça de Esportes Salvador Lombardi Neto – Rua Barão de Porto Feliz, s/n, Jardim Eulina
 
Clube Municipal João Carlos de Oliveira (João do Pulo) – Av. Nossa Senhora das Dores, 67, Vila Padre Anchieta
 
Praça de Esportes Dr. Olímpio Dias Porto – Rua Laranjal Paulista, 635, Vila Pompéia
 
 
Praça de Esportes Dorival Daniel Waetge – Rua João Brasil, s/n, Vila Formosa
 
Centro Esportivo Brasil de Oliveira – Rua Dr. Mário Yahn, s/n, Vila Pd. Manoel da Nóbrega
 
Praça de Esportes Argemiro Roque – Rua João Batista Morato do Canto, s/n, São Bernardo
 
Centro de Convivência Integrado de Cultura Boa Vista – Rua Ipês Amarelo, s/n,  Boa Vista
 
Praça de Esportes Orestes Laércio Aulicínio – Rua Reinaldo Bolliger, s/n, Jd. Santa Mônica
 
Praça de Esportes Primavera – Rua dos Aymorés, 395, Vila Costa e Silva
 
Praça de Esportes Tancredo Neves – Av. das Amoreiras, 4.445, Jd. Novo Campos Elíseos
Sair da versão mobile