Connect with us

Nossa Cidade

Revivacidade: Padre Anchieta recebe ações de urbanismo tático

Uma área de convivência da comunidade, com medidas de urbanismo tático, foi instalada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) na região do Padre Anchieta, nesta quinta-feira, 23 de maio. O cruzamento da avenida Papa João Paulo II com as vias São Lourenço e São Tomé recebeu o projeto Revivacidade, que promove a mobilidade ativa e amplia a segurança viária. Uma visita interativa de estudantes marcou a ativação do espaço, como parte da programação do Movimento Maio Amarelo 2024.

 

As intervenções foram pensadas especialmente para o público infantil da região. Um espaço lúdico foi criado em um acesso inativado, com a sinalização de brincadeiras infantis no solo.

 

O local recebeu lombofaixas, faixas de pedestres, rampas de acessibilidade nos cruzamentos, paraciclos, mobiliários urbanos (bancos, lixeiras e floreiras), além do plantio de mudas. Na ciclofaixa existente, houve a sinalização de trecho compartilhado entre ciclistas e pedestres.

 

Ativamos um espaço público e lúdico em um cruzamento perigoso, que apresentava risco de sinistros. A ideia é ampliar os espaços de convivência, que estimulam os meios sustentáveis de deslocamento, principalmente o caminhar e o pedalar”, explicou a coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade da Emdec, Michelle da Silveira Rosa.

 

A região conta com imóveis residenciais, comércios, instituições de ensino e diversos serviços de saúde, como o Centro de Saúde da Vila Padre Anchieta “José Carlos Bonfá” e a Unidade de Pronto Atendimento “Pastor Agostinho Godinho de Souza” (Anchieta Metropolitano). O local da intervenção também fica próximo ao Terminal Padre Anchieta.

 

O evento simbólico contou com a presença de alunos da Escola Estadual “Marcelino Velez”, que percorreram o trecho de 1 km até o local da intervenção a pé. Educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec orientaram as brincadeiras lúdicas e os estudantes puderam pedalar e usufruir do espaço.

 

Participaram da cerimônia o representante da Câmara Municipal, vereador Eduardo Magoga, e o coordenador do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), Thiago Ferrari.

 

Moradora do bairro, a professora Vanessa Cristina Bonadia, destacou a importância de equilibrar a mobilidade de veículos e pedestres. “Levando em consideração os conflitos que existiam nesse trecho, essa foi uma ótima solução, já que aumenta a segurança, principalmente para os pedestres, além de criar uma área de lazer para as crianças”, disse.

 

Histórico

 

O cruzamento contava com um acesso que foi fechado para minimizar conflitos de tráfego. Com a permanência dos comportamentos de risco por parte dos condutores e para minimizar os riscos de sinistros (acidentes), a Emdec adotou a intervenção no local. As floreiras passaram a exercer o papel de ‘barreiras’ para evitar a transposição irregular.

 

A sinalização viária foi realizada pelas equipes da Emdec, incluindo a confecção de gabaritos para demarcação dos jogos infantis. A iniciativa contou com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), do Plano Primeira Infância Campineira e da Secretaria de Serviços Públicos, que realizou o paisagismo.

 

O que é o Revivacidade?

 

O programa promove a segurança dos pedestres, cria espaços de convivência e favorece a integração da comunidade, além de estimular a redução da velocidade. No ano passado, a ação rendeu o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativa em favor da mobilidade ativa”.

 

Esta é a terceira intervenção do projeto, que já levou ações de urbanismo tático à região do Botafogo, no entorno da rua Delphino Cintra; e à Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Vicente Ráo”, no Parque Industrial.

 

Alinhado aos conceitos de traffic calming (tráfego calmo), sistemas e desenhos seguros, visão zero e gestão da velocidade, o Revivacidade foi elaborado pela Emdec e tem o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global e do WRI Brasil. Para saber mais sobre o Programa Revivacidade, acesse www.emdec.com.br/revivacidade.

 

Maio Amarelo 2024

 

O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o movimento propõe uma reflexão sobre o significado da paz e como ela pode guiar comportamentos mais seguros na circulação.

 

Durante todo o mês, diversas atividades de conscientização serão promovidas pela Emdec. A programação completa pode ser acessada no endereço www.emdec.com.br/maioamarelo .

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com