Nossa Cidade
Roda de conversa debate caminhos da publicação e da autopublicação
Após a troca de livros no Paço Municipal, uma Roda de Conversa na Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” debateu os caminhos da publicação e da autopublicação, com coordenação do ‘PMC Escreve’, projeto da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, que tem como objetivo identificar, estimular, apoiar e divulgar a produção escrita dos servidores.
A atividade foi aberta a todos os interessados sobre o tema e contou com a presença de autores convidados, com livros publicados e experiências representativas, diversificadas e complementares para compartilhar. Eliane Jocelaine, secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, que além de gestora é escritora e tem dois livros publicados, também participou.
“Parabéns a todos e todas que estão nesse exercício de escrever, arte que não exige uma formação, mas só preciso o desejo de escrever e compartilhar as palavras”, disse a secretária. “Parabéns e muitíssimo obrigada por vocês aderirem a essa iniciativa e gratidão a todos os servidores e gestores que abraçaram conosco essa ideia”, completou.
Segundo Betina Leme, analista de gestão da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, a avaliação dos participantes foi muito positiva. “Tivemos um retorno positivo, o que nos fez perceber que a ampliação das atividades do ‘PMC Escreve’ é possível e desejada. Nos próximos meses, teremos mais novidades, como o lançamento do hotsite do ‘PMC Escreve’ e a oferta de novas atividades”, contou.
Depoimentos sobre a Roda de Conversa:
“Parabenizo a todos os envolvidos nessa iniciativa. Eventos como este além de dar visibilidade aproximam os autores locais e ajudam pessoas como eu, que têm vontade de escrever seu primeiro livro, a ver que é possível. Foi excelente, tirei várias dúvidas com os autores, anotei sugestões e ideias” – Josemara Aparecida de Moraes, Especialista em Informação – Biblioteconomia, da Secretaria de Educação.
“A roda de conversa me proporcionou um momento de muito aprendizado e troca de experiências. O ambiente era descontraído, o que facilitou a interação e o compartilhamento de ideias entre todos os participantes. Durante a conversa, pude descobrir diversas formas de como publicar um livro por conta própria, além de conhecer histórias inspiradoras de quem já trilhou esse caminho. As informações trocadas me abriram novas perspectivas, e confesso que o tempo passou tão rápido que eu poderia ter continuado conversando por horas sobre o tema. Foi uma experiência enriquecedora, que me deixou ainda mais curiosa sobre o universo da publicação independente” – Geysa Junia Amorim, Agente Administrativo, Secretaria Municipal de Justiça.